Itabuna: funcionários do Abrigo São Francisco anunciam greve



abrigo são francisco
Há cerca de 60 idosos abrigados no São Francisco

Inconformados com a redução de salários que chega a 30%, funcionários do Abrigo São Francisco de Assis anunciam que irão entrar em greve a partir de segunda-feira (17). A decisão foi tomada em assembleia realizada esta semana, no auditório do Sintesi (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna e Região).

“No histórico da instituição nunca houve um fato tão grave que afetasse os direitos econômicos dos trabalhadores”, diz João Evangelista, um dos coordenadores do sindicato, sustentando que houve uma reunião sem acordo com a direção do “São Francisco”.

Em contrapartida, a presidente do abrigo, Maria de Lourdes Andrade, afirmou que “será pago o que os funcionários querem, mas eles têm direitos e deveres”. Ela critica, por exemplo, o fato de uma instituição filantrópica ter que pagar insalubridade e triênio. E diz, ainda, que o livro de ponto não está sendo assinado. “Queremos voltar a organizar, para ver o que está certo e errado”, reforçou.

Dificuldades financeiras

A responsável pela entidade menciona, por fim, as dificuldades financeiras enfrentadas no local e os atrasos nos repasses (tais recursos são previstos em decorrência dos certificados de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal). “No ano passado, tivemos que vender bens para pagar a segunda parcela do décimo terceiro; conseguimos em fevereiro de 2016. Até para consertar um telhado não temos dinheiro”, afirmou.

O Abrigo São Francisco de Assis, segundo a presidente, tem hoje 60 idosos morando e mais 28 funcionários fixos.