Itabuna inicia série de audiências públicas sobre integração do transporte público


As audiências, segundo a Prefeitura ilheense, vão até o dia 23 de outubro


A Prefeitura de Ilhéus abriu na segunda-feira (7) a série de audiências que visa discutir junto às secretárias, órgãos, conselhos municipais, empresas de ônibus e população, o novo sistema de integração do transporte público no município. O primeiro encontro aconteceu no Centro Comunitário do Condomínio Sol e Mar, na zona sul da cidade. As audiências vão até o dia 23 de outubro.

Na ocasião foi apresentado à população o vídeo institucional que detalha o funcionamento do novo sistema de interligação entre os bairros e o Terminal Urbano, com a cobrança do valor de uma passagem até o destino. A estimativa é que a implantação do novo sistema de integração aconteça até o mês de novembro do ano em curso.

Participaram da audiência os secretários municipais, Ednaldo Lopes (Mobilidade e Ordem Pública); Hélio Ricardo (Comunicação); representantes da Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram); Associação das Empresas de Transporte de Ilhéus (Atranspi) e Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de Ilhéus (Comutran).

Monalisa Santana, moradora do Sol e Mar, explicou que um dos maiores problemas é a falta da grade de horários, o que acarreta atrasos e transtornos. “A reunião é uma forma de abrir a discussão para que a população também possa participar, afinal, queremos ver o sistema funcionando. Espero que haja mudança, tanto na melhoria dos ônibus quanto na organização dos horários”.

Jackson Coelho, presidente da Associação de Moradores do Residencial Sol e Mar ressaltou que a comunidade será uma das maiores beneficiadas com a implantação do sistema. Ele apresentará à Atranspi as principais demandas dos moradores e associados. “Somos usuários e sabemos quais as dificuldades enfrentadas. Certamente a comunidade do Sol e Mar gostou e vai abraçar o projeto que vai mudar o futuro da nossa cidade”, pontuou.

“Nós queremos uma resolução imediata. Somos clientes e as empresas precisam oferecer um serviço de qualidade, sem contar que o projeto vai valorizar ainda mais a cidade”, enfatizou Lane Bion de Oliveira, moradora da comunidade. Na visão do morador Jerbson Borges, o Governo Municipal firmou a parceria pensando no desenvolvimento da cidade e na prestação de um serviço de muita qualidade.

“O projeto de integração é muito bom e Ilhéus vai avançar com a melhoria do transporte público. Esperamos que a dinâmica atenda toda a população, para que as coisas caminhem da melhor maneira possível”, frisou Jerbson.