ITABUNA: PROJETO “18 DE MAIO” CHEGA AO COLÉGIO MODELO


A ação acontece na manhã desta quinta-feira (14), às 8 horas


O projeto “Todo Dia é Dia 18 de Maio”, criado e promovido pelo Conselho Tutelar de Itabuna, através do conselheiro Washington Alves, estará emanando mais uma etapa de ações, dessa vez no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, no bairro Lomanto. O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Itabuna, através das secretarias da Educação (SME) e Assistência Social (SAS). No escopo da Secretaria Municipal da Educação de Itabuna, o “18 de Maio” vem sendo desenvolvido desde o mês de novembro no Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado – CAIC. A ação no Colégio Modelo acontece na manhã desta quinta-feira (14), às 8h e tem como objetivo apresentar os resultados dos trabalhos que foram desenvolvidos naquela unidade escolar.

Na programação do evento, registra-se o estabelecimento do marco da rede de proteção social em Itabuna, com a realização de palestra com o tema “Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

O Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães foi a primeira escola do Estado da Bahia a ser transformada em “Escola Cultural”, um programa do Governo do Estado que tem o objetivo de relacionar mais diretamente e de maneira objetiva Educação e Cultura no processo ensino-aprendizagem. Em Itabuna, o programa é coordenado por Tacila Sousa.

Segundo o conselheiro Washington Alves, “a escola foi escolhida como polo norteador das atividades culturais capazes de aguçar aspectos criativos e sensibilidade crítica dos jovens que ali estudam”.

Para o evento dessa quinta-feira, foram convidados o juiz da Vara de Infância e Juventude, Uilton de Miranda; o promotor público do Ministério Público do Estado da Bahia, Fabricio Guida; a secretária da Educação de Itabuna, professora Nilmecy Santos Gonçalves (na foto, usando óculos); a secretária de Assistência Social, Sandra Neilma; a representante do Conselho Estadual de Crianças e Adolescentes, Celeste Aída Seara; a coordenadora das Escolas Culturais em Itabuna, Tacila Sousa; a diretora do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Edinailza Miranda Carvalho Aboboreira; e a diretora do Centro de Atenção Integral à Criança Jorge Amado – CAIC, Stella Maria Soares.

O evento é direcionado aos alunos do Colégio Modelo, mas quaisquer pessoas da comunidade podem participar. Desde que foram iniciadas, as ações do projeto “Todo Dia é Dia 18 de Maio” tem recebido um amparo importante, sobretudo da imprensa, através de coberturas das emissoras de TV, rádio, jornais, blogs e sites de notícias.

O projeto ganhou esse nome porque a data de 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente. As ações serão continuadas até o final do mês de maio, quando o Conselho Tutelar promoverá um grande ato de encerramento da campanha, através de uma caminhada na Avenida do Cinquentenário. Maiores informações sobre o projeto, como ajudar, como participar e como contribuir, podem ser conseguidas através do telefone (73) 98844 2810.