Itabuna sedia 18ª Corrida Rústica neste domingo



site Corrida Rústica de Itabuna atraiu multidão de atletas - Foto Pedro Augusto 2
A Corrida Rústica já é tradicional na semana do aniversário de Itabuna

Como parte das comemorações do 106ª aniversário de Itabuna, a Associação Itabunense de Atletismo – AIA com o apoio do DayHORC  e da Prefeitura Municipal, realizará  a tradicional  Corrida Rústica de Itabuna.  O evento ocorrerá no próximo domingo, dia 24, às 8 horas da manhã. Essa já é a 18ª edição e já conta com 602 inscritos, atletas e corredores amadores da região e de diversos Estados Brasileiros, incluindo atletas portadores de deficiência física para a corrida de cadeirantes.

Este ano os organizadores acrescentaram à programação o I Seminário Técnico Esportivo, que acontecerá na tarde de sábado (23) das 16 às 18 horas,  no auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FTC. O objetivo é levar informação e uma melhor qualidade de vida para os participantes. Durante o seminário, profissionais da saúde e de Educação Física abordarão temas específicos para a prática esportiva que mais cresce no Brasil e no mundo. Aos participantes serão oferecidos certificados, que poderão ser impressos via site da AIA.

Com o tema “Cuidados com a Visão na Prática Esportiva”, a oftalmologista do DayHORC Laura Yamagata irá tratar dos principais problemas na visão causados pela falta de prevenção do esportista, além de dar dicas importantes para manter a saúde ocular do atleta.

No evento, a AIA prepara ainda um momento de homenagens aos incentivadores do esporte em Itabuna e região. São treinadores, ex-treinadores e ex-secretários que passaram pelas secretarias e mantiveram em destaque o Atletismo regional, elevando o nome de atletas ao ranking estadual e nacional, a exemplo de Pedro Sebastião Filho, o Pedro das Medalhas, Eliene Soares, Marli Xavier, Itamar Lira, Marco Nery, André Ribeiro, Márcio Francisco, José Raimundo Farias e Nilton Fernandes. Os atletas integrantes da AIA subiram ao pódio em provas de nível internacional como Maratona do Rio, Maratona de São Paulo, São Silvestre e Volta Internacional da Pampulha, conquistando para Itabuna a 8ª posição por equipe na corrida de São Silvestre de 2009.

Para o presidente da AIA Marcelo Marques o apoio mostra o comprometimento do DayHORC em participar de eventos importantes e de valorização ao atletismo regional. “Agradecemos a empresa por acreditar no nosso trabalho e incentivar a prática esportiva na região. Estamos trabalhando para a Corrida Rústica se firmar como um dos principais eventos esportivos no calendário de provas do atletismo nacional, fortalecendo assim o nome da nossa cidade nos principais eventos”.