Itamaraju: rebelião regada a “selfies” e vídeos é “divulgada” pelos presos nas redes sociais



 

video-1
Em um dos vídeos, os detentos mantém refém um colega de cela e ameçam matá-lo

Uma rebelião regada a “selfies” e vídeos ganhou repercussão nas redes sociais, onde foram postadas as imagens, registradas pelos próprios detentos. O fato aconteceu na delegacia do município de Itamaraju, no extremo sul da Bahia. O motim aconteceu no último final de semana. Os presos ostentaram armas e ameaçaram um homem. O refém, que aparece enrolado em um lençol, também é interno da carceragem, onde aguarda julgamento pelo crime de estupro.

Em entrevista ao G1, o delegado Bernardo Pacheco, informou que a confusão teve início logo após um detento passar mal. O motim só foi controlado cerca de três horas depois. As imagens estão disponíveis no You Tube. Em um dos vídeos, um preso reivindica melhorias no local e faz ameaças. “Não invada com maldade com a gente. Se invadir com maldade, ele vai morrer. Vai morrer. Entra no sapatinho. Vamos negociar. Nós só queremos a melhoria. Queremos ser transferidos para o presídio, porque o preso passou mal aqui e vocês não atenderam. Nós só queremos a melhoria” (sic).

Segundo a delegada Valéria Fonseca, coordenadora da 8ª Coorpin de Teixeira de Freitas, relatou que os detentos armaram a situação e que até a questão do refém foi uma simulação. Ela disse que vai analisar as imagens.

Fotos e outros vídeos também foram postados na página pessoal de um dos detentos, que se identifica como o nome de “Marlon Blak Dii”, acusado de tráfico de drogas. Ainda ao G1, a Polícia Civil confirmou que este mesmo preso participou do motim. Ele aparece com o rosto coberto ao lado de colegas de cela e colocou a seguinte legenda nas imagens: “nós que é o controle da situação” (sic).

O delegado Bernardo Pacheco garantiu que todas as armas expostas nos vídeos e os celulares foram apreendidos. Dos 29 presos que estavam na carceragem, 13  apontados como participantes da rebelião foram transferidos no sábado (14) para o Presídio de Teixeira de Freitas. Em uma revista realizada no local após a confusão, foram apreendidos cinco celulares, 35 buchas de maconha e oito armas artesanais.