Jacqueline e Sandra: consagração em Atlanta



image

Nos Jogos 1996, a dupla fez história como as primeiras medalhistas olímpicas de ouro do Brasil. Vinte anos depois, elas relembram os bastidores daquela conquista no vôlei de praia

“Muito obrigada, muito obrigada!” O carro do Corpo de Bombeiros foi parado a todo momento nas ruas do Rio de Janeiro para agradecimentos. Era 30 de julho de 1996 e todos – o público feminino, em especial – queriam reverenciar as medalhistas olímpicas brasileiras do vôlei de praia.

Aquele era, de fato, um momento único na história do esporte brasileiro. Pela primeira vez as mulheres haviam chegado ao topo do pódio em Jogos Olímpicos. Jacqueline Silva e Sandra Pires voltaram dos Jogos de Atlanta com o ouro na primeira competição de vôlei de praia no megaevento, mas ainda sem ter ideia da grandeza do feito. Elas só começaram a entender a importância da façanha no desfile pela cidade, quando foram homenageadas pelas ruas da capital fluminense ao lado de Mônica Rodrigues e Adriana Samuel, que conquistaram a prata nas Olimpíadas de 1996.