Jornalista Waldeny Andrade está na UTI do Costa do Cacau


Ele chegou com problemas respiratórios, mas sem relação com o Coronavírus


 

Waldeny Andrade, jornalista e escritor

Com problemas respiratórios, porém sem diagnóstico para Coronavírus, o jornalista Waldeny Andrade está no hospital Costa do Cacau, em Ilhéus. Ele chegou ali na última segunda-feira, e foi logo para uma UTI, segundo a família. Está, além disso, intubado tal a gravidade do seu estado de saúde.

Waldeny é um dos mais conceituados jornalistas do sul da Bahia. Nesta região, por muito tempo, ele dirigiu a rádio Jornal e o extinto Diário de Itabuna, empresas que, sob o seu comando, se destacaram na comunicação regional. O jornalista trabalhou, além do mais, em rádios de Ilhéus.

Aposentado do jornalismo, o comunicador aproveitou o tempo vago para iniciar uma carreira de escritor. Agora mesmo, aos 85 anos, ele se prepara para lançar mais um livro pela Via Litterarum, do sociólogo Agenor Gasparetto.

Quanto ao conteúdo de suas obras, um misto de ficção e realidade, Waldeny Andrade tem-se voltado exclusivamente para temas regionais. No livro Serra do Padeiro, por exemplo, ele explora conflitos envolvendo índios de Buerarema.

Tal obra mereceu oportuna crítica literária do também jornalista e escritor Antônio Lopes, o qual avalia que “Serra do Padeiro” é uma espécie de livro vingador, “em equilibrada combinação de romantismo, história e jornalismo de denúncia”.