Justiça acata denúncia contra acusados de corrupção


Crimes envolvem ex-presidente da Câmara de Ilhéus e servidores comissionados


Lukas, Zerinaldo e Tarcísio estão entre os acusados

 O Ministério Público da Bahia (MP-BA) informou, nesta quinta-feira (13), que a 1ª Vara Criminal de Ilhéus aceitou duas denúncias contra 16 acusados de fazer parte de  organizações criminosas. Atuando há vários anos, tais pessoas teriam promovido fraudes em processos licitatórios da Câmara de Vereadores.

Entre os denunciados, os ex-presidentes da Câmara de Vereadores Lukas Paiva e Tarcísio Paixão. Eles são apontados por crimes como corrupção ativa e passiva, fraudes a licitações e execução de contratos, falsidade ideológica e peculato. O MP-BA informou que são duas denúncias, sendo a primeira relativa a crimes cometidos em 2015 e 2016.

A segunda ação investigou fraudes executadas nos anos de 2017 e 2018. Nelas, o Ministério Público pede a condenação dos envolvidos nos esquemas, além de obrigá-los a indenizar os danos materiais e morais causados ao patrimônio público. As ações foram oferecidas à Justiça nos dias 31 de maio e 3 de junho.

Também foram denunciados o ex-vereador Zerinaldo Sena e outros servidores comissionados. (Veja matéria completa no Pimenta).