Líder mundial destaca viabilidade do cabruca em visita à Ceplac


World Cocoa Fundation é uma instituição de renome mundial


Paul Macek ressalta a importância da ação de todos pela sustentabilidade

O vice-presidente da WCF (World Cocoa Fundation), Paul Macek, visitou a Ceplac na sexta-feira e sábado últimos e se mostrou convencido de que é possível fazer o sistema cabruca funcionar. “Não somente sob a perspectiva de lucratividade, mas também sob a perspectiva ambiental e os benefícios para a Mata Atlântica e para o mundo”.

Macek manifestou-se impressionado com a Ceplac. “Eu agradeço o estado da Bahia por todo o suporte nesta viagem. Quero agradecer especialmente a Ceplac, porque nos forneceram excelentes orientação técnica e liderança. Nós entendemos que este é um momento de dificuldades para todas as instituições e governos do Brasil, mas sabemos que tem sido construída uma visão real do futuro, na qual se tem trabalhado em conjunto com o setor produtivo para alcançar soluções”.

Sustentabilidade para o mundo

O vice-presidente mencionou a recente reunião com indústrias de várias partes do mundo, representantes do governo, ONGs e outras organizações internacionais. O objetivo foi discutir assuntos-chave em sustentabilidade para o mundo e também para o Brasil, além de tratar do lançamento de um novo programa chamado CocoaAction Brasil. A iniciativa busca melhorar e produtividade e lucratividade do setor do cacau no Brasil para os produtores, associações de produtores e para as empresas que comercializam, processam e fabricam produtos do cacau e produtos de chocolate.

Ele informou que foi firmada parceria em nível governamental, com o Estado da Bahia, bem como com o Governo Federal com diversos ministérios – do Meio Ambiente, Agricultura, Comércio –, considerados parceiros essenciais. “Estamos muito impressionados com o esforço e investimentos voltados para o cacau, historicamente no Brasil, mas também impressionados com a visão, particularmente com a visão unificada entre múltiplas instituições e múltiplos níveis onde residem os problemas, mas também onde estão as soluções”.