Lideranças sul-baianas buscam investimentos em água e saneamento



@Lenildo_Salvador_SIRI_16_08_2018
Autoridades discutem, em Salvador, apoio para o Plano de Saneamento em municípios da região

O presidente da Amurc e do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul, Lenildo Santana, participou na última semana de uma audiência com o secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos da Bahia, Cássio Peixoto, em Salvador. O objetivo da reunião foi apresentar uma proposta de parceria para financiamento na elaboração dos planos de Saneamento Básico dos municípios que compõem o Território Litoral Sul.

Durante o encontro, que contou com a presença do deputado estadual Rosemberg Pinto e do presidente do Comitê de Bacias do Leste e coordenador do Consórcio, Luciano Veiga, o secretário Cássio fortaleceu o apoio do Estado com o projeto apresentado pelo Consórcio. Ele se colocou à disposição para conseguir os recursos necessários para elaborar os Planos de Saneamento.

O Consórcio já vem desenvolvendo as atividades para elaboração dos planos nos municípios consorciados, tendo em vista a situação financeira que os municípios vêm passando. “A necessidade dos municípios terem seus planos concluídos é vital para que os mesmos possam pleitear recursos, tanto para resolver os problemas da área de resíduos sólidos quanto de saneamento”, declarou Luciano Veiga.

O presidente da Amurc e do CDS-LS considerou o encontro positivo, e destacou que “essa oportunidade permitirá ao Consórcio ser um instrumento de execução no atendimento das demandas apresentadas pelos municípios. Atende também, a uma exigência legal da Lei nº 11.445/2007, que orienta a construção dos planos”.

A efetivação dos Planos contribuirá para a proteção e melhoria da qualidade dos recursos naturais da região, que compõe a Bacia Hidrográfica do Leste. Nesse contexto, as ações em parceria com o CDS-LS, a Amurc e o Governo do Estado fortalecerão as atividades que visam investimento em obras de abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem.