Livro de psicanalista discute mistérios sobre criação do mundo



Geraldo Quadros

O psicanalista Geraldo Quadros lança nesta quinta-feira (1º), às 19 horas, no Shopping Jequitibá, em Itabuna, o livro “A Criação do Mundo – O que há por trás do Gênesis da Bíblia:”. Publicada pela Novo Século Editora e lançada anteriormente em Salvador, a obra trata de um tema bastante subjetivo, mas que desperta interesse na maioria das pessoas.

Como define o próprio autor, apesar de não parecer, o livro tem ‘ares’ tanto do religioso quanto do filosófico. “É o resultado final de uma cavalar crise existencial/religiosa que enfrentei, no pico, dos 22 aos 27 anos. Nessa época pensei que iria ficar louco; instintivamente, voltei-me para o estudo, independente, da Bíblia (li-a, meditando, por muitas e muitas vezes)”, relatou.

Segundo ele, percebeu ao final que o foco e clímax de tudo era a eterna busca humana pela resposta para a “realidade e a razão da existência”. Quadros considera que a construção dos escritos fez a alma dele ir, aos poucos, apascentando. Com isso, passou a enxergar o Texto Criacionista [da Bíblia] com olhos mais compreensivos. Ele adianta que o livro além das religiosas e filosóficas, também apresenta algumas ideias psicanalíticas.

A trajetória

Quadros aposentou-se como tenente-coronel da Polícia Militar e foi comandante do 15º Batalhão, com sede em Itabuna. No âmbito acadêmico, também tem uma trajetória vasta. É bacharel em Direito pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (atual UESC), tem especializações em Filosofia e Existência (UCB – Universidade Católica de Brasília), Direito Processual Civil e Civil (Fundação Educacional Nordeste Mineiro – M.G), entre outras, e doutorado em Teologia pela FATEBOM (Faculdade de Educação Teológica – São Paulo/SP). Também é membro efetivo da Academia Grapiúna de Letras, em Itabuna.