Mais atletas itabunenses se preparam para a São Silvestre



montagem-sao-silvestre
Da esquerda para a direita, Marli, Pedro, Thomas, José Carlos, Eliene e Valdetrudes

 

Seis atletas itabunenses estão na expectativa – e na preparação – para a tradicional Corrida Internacional de São Silvestre. Marli Xavier, Eliene Soares, Pedro Sebastião Filho, José Carlos Santana, Thomas Neves e Valdetrudes Souza viajam no dia 27 para São Paulo, onde vão participar da maratona de rua, realizada anualmente em 31 de dezembro.

No grupo de corredores, que fazem parte da Associação Itabunense de Atletismo (AIA), quatro já têm experiência na competição internacional e dois participam pela primeira vez. Os estreantes são Thomas Neves, na categoria juvenil, e Valdetrudes Souza, na categoria de 40 a 45 anos.

Marli Xavier vai participar pela quinta vez da São Silvestre. Ela afirma que a sensação de participar da prova é indescritível. “A gente vê pessoas do Brasil todo e também de outros países. Todo mundo junto, se confraternizando. Você não vê ninguém triste, só com sorriso no rosto. Os últimos minutos antes da largada são os mais emocionantes, a adrenalina sobe, os repórteres da Globo fazendo a narração… Só quem está lá mesmo pra dizer o que está sentindo”, relatou.

A corredora, que compete na categoria de 55 a 59 anos, revelou que a equipe AIA já está se preparando há alguns meses e, nessas últimas semanas, todo treino é focado na prova internacional. “Toda prova que participamos, mesmo sendo percursos menores, ajuda na preparação. Inclusive eu participei, no último domingo, de uma corrida de 10 quilômetros em Feira de Santana, na qual fui primeira colocada na categoria. Foi a minha última prova antes da São Silvestre. Outros meninos correram 20 quilômetros em Ilhéus, no Desafio Sapê-Olivença”, contou.

Marli Xavier, assim como Pedro Sebastião Filho, está entre os atletas mais experientes do grupo. “Já participamos de várias corridas internacionais e também nacionais importantes. A expectativa é muito grande. Queremos fazer um bom tempo e ter boa colocação”, completou Marli Xavier.