Mangabinha, São Pedro, Parque Santa Clara e Bananeira avançam para a semifinal do Interbairros 2019


A classificação ocorreu numa rodada marcada por bastante chuva


Mangabinha x São Pedro e Parque Santa Clara x Bananeira decidem, no próximo domingo,15, pela manhã, no Estádio Luiz Viana Filho, a semifinal do Campeonato Interbairros. A classificação ocorreu numa rodada marcada por bastante chuva e com jogos muito disputados, três deles terminados em empate e decididos nos pênaltis no último domingo (8).

O único time classificado sem necessidade de penalidades foi a seleção da Mangabinha, campeã do ano passado, que venceu o Parque Boa Vista por 2 x 1. O seu adversário na semifinal será o São Pedro, que empatou em 1 x 1 com o Pontalzinho, se classificando nos pênaltis.

Outro jogo marcado por muita disputa foi entre o Parque Verde e Parque Santa Clara, que empataram por 2 x 2 no tempo normal de jogo, enquanto o Pedro Gerônimo e Bananeira ficaram em 0 x 0. Parque Santa Clara e Bananeira se classificaram nos pênaltis, chegando assim às semi-finais do campeonato, que na edição deste ano teve a participação de 50 equipes.

Equipes

 Mangabinha, que foi campeã do Interbairros em 2017 e da Liga dos Campeões, no ano passado, chega à semifinal do Interbairros 2019 como única equipe com 100% de aproveitamento, pois venceu todos os jogos que disputou. Uma das armas para a conquista do titulo deste ano é o artilheiro Totinga, que soma oito gols no certame.

Quem também tenta um novo titulo é a seleção do São Pedro, que conquistou dois campeonatos e chega embalado nesta fase da competição. A surpresa de 2019 fica por conta das equipes da Bananeira e Parque Santa Clara, que tentam o seu primeiro título.

O diretor da Esportes da FICC e um dos integrantes da coordenação do Interbairros, Ewerton Bomfim, destaca que tanto a semifinal como a final serão realizadas no Estádio Luiz Viana Filho. Ele ressalta ainda que a competição tem a função de apoiar e revelar novos valores para o futebol amador, como também promover a integração das comunidades entre os diversos bairros da cidade.

Outro diretor do Departamento de Esportes da FICC, Cícero Romero, observa que muitos craques revelados no Interbairros poderão ser aproveitados por equipes profissionais da região, como a do Itabuna e Grapiúna. Ambos os times devem disputar a divisão de acesso à série A do Campeonato Baiano de profissionais no próximo ano. Cícero salienta também que o evento esportivo mobiliza torcidas organizadas, charangas e favorece à geração de emprego e renda, ao possibilitar oportunidades de negócios para vendedores ambulantes e comerciantes de bares, restaurantes e lanchonetes nos bairros onde são realizados os jogos.

O Campeonato Interbairros de Futebol é promovido pela Prefeitura Municipal de Itabuna por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), em parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e com apoio das secretarias municipais de Administração e de Segurança, Transporte e Trânsito (Sestran), bem como do 15º Batalhão da Polícia Militar.