Maria Alice: “Já tenho votos suficientes para aprovar regime estatutário”


Tema voltará à pauta da Câmara no próximo dia 29 de agosto


Maria Alice afirma que relações entre governo e Câmara estão muito bem

A secretária de Governo de Itabuna, Maria Alice Pereira, disse ao Diário Bahia que a gestão já tem certeza de que será aprovada na Câmara a mudança no regime de servidores de celetista para estatutário. O tema deverá voltar à pauta do Legislativo dia 29 de agosto.

“Tenho voto suficiente para aprovar o projeto. Os sindicatos que estão nessa ‘tumultuação’; das 154 emendas, 99 por cento foram atendidas”, respondeu, quando perguntada sobre o impasse com o funcionalismo.

Tentamos saber da secretária, tida como “dama de ferro”, quantos votos já tem assegurados para o projeto passar, mas ela – obviamente – não entregou. Porque dois vereadores – Nel do Bar (PPS) e Zico (PTC) – se manifestaram contrários. Eles não fazem mais parte da base? – indagamos.

“Eles ficaram emocionados, Câmara cheia, mas democracia é isso, é liberdade de expressão. Estamos acostumados, é o quinto mandato. Tenho voto suficiente para aprovar o projeto”, disse ela, com voz mansa – quase uma “dama de louça”.

Quando tentamos saber se algum desses votos são de edis que não integram a base, ela disse, num riso contido: “Também”.

Por que mudar?

Com relação ao regime que guia a carreira dos servidores, Maria Alice afirmou que, na Bahia, apenas Itabuna e Itapetinga seguem o celetista. De acordo com a secretária, as finanças do município impõem medidas para que não fique inadimplente. Já são pagos mensalmente R$ 1,354 milhão, entre FGTS de anos anteriores e do presente.

Sanar tais pendências é necessário para obter a CND (Certidão Negativa de Débitos), sem a qual não consegue recursos para obras.