Médico, músico e escritor lança “Varal” neste sábado em Ilhéus


Livro traz textos de 27 autores. Entre eles, Artaban Éden, Cyro de Mattos e Gustavo Felicíssimo


Dr. Archibaldo (Quico) define o livro como um “ajuntamento de varais”

Juntar pessoas para construir. Este foi o principal objetivo do livro Varal, que tem entre os autores o médico Archibaldo Daltro Barreto Filho, soteropolitano já com título de Cidadão de Ilhéus. O evento acontecerá neste sábado (26), das 10 às 13h30min, na Livraria Papirus, na rua Dom Pedro II – Galeria It’Art, no centro. O lançamento contará com a participação musical de Cláudio Vieira (voz e violão), com seu repertório de MPB.

Além de Dr. Archibaldo, assinam os textos 27 escritores. Entre eles, Artaban Éden, Cyro de Mattos e Gustavo Felicíssimo, de Itabuna, e Euzner Teles, Fabiano A. Salim, e Tom S. Figueiredo, de Ilhéus.

O médico, que define a obra como um “ajuntamento de varais”, é um especialista em agregar pessoas e observar os detalhes simples na relação do homem com o meio, de forma muito sensível e particular. “Resultado de herança genética e social. Na minha trajetória busquei nas ciências e nas artes, ferramentas para entender e ajudar a outros entenderem o mundo e os mistérios da vida”, analisa.

Ele já imagina – até compartilhando a intenção como escritor – que, através dos textos, “os leitores devem ser arremessados ao passado, sentirão cheiros de roupas lavadas, perfumes de memória e a certeza que, em determinados momentos, coisas singelas, tal qual um varal, entram na composição de nossas vidas”.

Cidadão ilheense

Em Ilhéus, onde mora e trabalha como clínico geral, Dr. Archibaldo, também conhecido como Quico, encontra tempo para escrever e fotografar. Foi neste caminho que editou “O Voo do Aruanã”, “Carinho Nu” e “Tempo Útil”. Além disso, escreveu “Canoa” (poemas e fotos), “Paroano Sai Milhó – Histórias de Amor à Música, a Alegria às Cores e a Vida” e “1974”, “Eternamente” (coautor com Marcelo Ribeiro). Eclético, o médico no papel de músico integra o grupo “Paroano Sai Milhó”, que em 10 de fevereiro comemorará 55 anos de cantorias.