Morre de Covid-19 o médico itabunense Ubiratan Riella


Dr. Bira, segundo a família Riella, passou 33 dias lutando contra a doença


Aos 77 anos, Dr. Bira foi mais uma vítima da Covid 19

Morreu na tarde desta sexta-feira, 18, em Ribeirão Preto, São Paulo, o médico itabunense Ubiratan Riella. Segundo a família, ele foi mais uma vítima da Covid-19. Passou 33 dias internado e não conseguiu se recuperar.

“Bira”, como era conhecido, tinha 77 anos de idade. Era irmão de Urandi Riella, também médico, residente em Itabuna, onde é sócio da clínica Oncosul.

Em rede social, a família Riella lamentou a morte de “Bira’, lembrado por todos como “um grande contador de histórias e estórias”.

Era também apaixonado pela obra de Vinícius de Moraes e pela Itália, país que visitou inúmeras vezes em companhia do irmão Urandi.

Anestesista conceituado, Dr. Bira era aposentado pela USP. Antes de se mudar para Ribeirão Preto, ele trabalhou por muitos anos na Santa Casa de Itabuna, onde se destacou como um profissional dedicado e correto.

O médico itabunense deixa mulher Rachel e três filhos. O corpo, a pedido dele, será cremado. “Deixa uma saudade imensa no coração dos amigos que plantou pela vida”, declarou Urandi.

Dr. Sílvio Porto e o amigo Bira

Entre os amigos que Dr. Bira deixou em Itabuna está o colega Sílvio Porto, que escreveu o seguinte texto em homenagem a ele:

Bira!

No leito hospitalar , na agonia da doença, duelando com a morte, o nosso grande guerreiro agonizava e deixava os amigos em desespero.
Era a proximidade da sensação de um mundo sem o Bira, exemplar raro de amigo.
Quem conviveu com Bira, aprendeu a admirar Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Cervantes, Pedro Nava, Jorge Amado entre outros.
Bira de uma forma subjetiva e sútil sempre nos ensinava algo, fruto de suas experiências literárias e observações de grandes seres humanos que ele conheceu na vida.
Um era especial, o seu pai Humberto Riella.

Numa das mensagens de sua amada esposa Raquel, ela citou: “Meus queridos amigos, Bira como todos dizem, é um guerreiro, baiano forte ,arretado.
Já levou muitos tombos,se levantou continuou.Era um guru,um Forest Gump, onde estava podia saber que estava rodeado de pessoas querendo ouvir suas estórias ,suas piadas,seus causos”.
Fiquei emocionado e fui assistir novamente o filme Forrest Gump.
Raquel foi feliz comparando as virtudes de Forrest Gump com as do Bira.
Senão vejamos:
1- Simplicidade – Forrest como Bira um homem muito simples , trata a todos exatamente do mesmo jeito – com igual respeito, mas também com a mesma honestidade.
Ser bajulador não existe no mundo de Forrest e de Bira porque não importa o status, pessoas são pessoas. Todos eram iguais, independente da cor, raça, classe econômica e status social.

2- Generoso- Assim como Forrest, Bira jamais deixou de se preocupar com os amigos, parentes e familiares e mas do que ninguém realmente se importava , porque ele sempre quis o bem das pessoas ao seu redor.

3-Amor- Forrest amou a vida inteira a Jenny, Conheci os amores na vida do Bira, cada um no seu devido tempo e na sua própria dimensão em várias etapas de sua vida.
Grande vantagem é que ele amou e foi amado.

As lições inocentes de Forrest nos mostram uma maneira autêntica e feliz de viver. Bira também teve uma vida feliz.
Aprendi muito com o Bira.
Certamente foi uma das melhores coisas que tive na vida , foi a sua amizade, de sua família, dos pais, dos irmãos e dos meus amigos que fiz através dele.
Bira fez sempre o Bem.
Bira está agora morando nas estrelas, com os anjos, com os santos e santas , com Jesus, com Deus.
Bira completou um belo ciclo de vida e vai deixar muita saudade.
Deus conforte a todos nós, neste momento de saudade e dor.
Deus seja louvado!