Mosquito da dengue volta a mobilizar agentes de saúde em Itabuna



agente-de-endemias-foto-gabriel-de-oliveiraA Secretaria Municipal de Saúde iniciou, na segunda-feira, em Itabuna, o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), com a participação dos 183 Agentes de Endemias. Sob o comando da coordenadora de Endemias,Tatiana Pires, os agentes vão trabalhar durante esta semana, inclusive no feriado do Dia de Finados, nesta quarta-feira, dia 2, para que possam visitar todos os bairros da cidade e concluir a pesquisa nos domicílios.

O secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, espera obter e divulgar o resultado do índice de infestação até a próxima semana. O secretário alerta a população para que colabore com o trabalho das equipes de Agentes de Endemias e permita aos profissionais acesso a fim de verificar se há presença de larvas ou não nos reservatórios, principalmente dentro das casas. Cada um dos Agentes de Endemias é identificado pelo uso de uniforme, crachá e mochila com a marca do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

“O resultado desse trabalho vai nortear as ações de prevenção e de combate ao Aedes Aegypti nas áreas mais críticas da cidade, principalmente quando se está muito mais próximo do verão”, disse o secretário Paulo Bicalho, lembrando que o mosquito é o principal vetor das arboviroses – dengue, zika vírus e chikungunya –, as mesmas que atingiram milhares de pessoas de todas as idades no inicio deste ano, obrigando ao município decretar estado de emergência, inclusive com a implantação de um QG da Dengue no centro da cidade para atendimento.

Esta já é a terceira vez no ano que a Secretaria Municipal de Saúde realiza o levantamento do índice de infestação. O último LIRAa foi realizado em agosto passado quando o município registrou índice de 29,8% da presença das larvas do mosquito nos domicílios em praticamente todos os bairros de Itabuna.  Naquela oportunidade, a pesquisa amostral demonstrou que a grande maioria dos criadouros do Aedes aegypti foi encontrada em vasilhames dentro das casas, a exemplo de baldes e bacias, ao nível do solo e de fácil acesso aos mosquitos, principalmente nos bairros mais afastados e nas partes altas da cidade.

A coordenadora de Endemias, Tatiana Pires, explicou que o LIRAa consta de uma amostragem por sorteio dos domicílios em torno de 20% e permite o mapeamento rápido dos índices de infestação do mosquito visando identificar os criadouros predominantes e a situação real de infestação no município. Adianta ainda que, após a conclusão da pesquisa, as equipes voltam à rotina de trabalho para o bloqueio de transmissão de casos.