Mutirão do Diabetes de Itabuna é destaque em curso nacional


Evento reuniu profissionais de saúde de todo o Brasil


O médico Rafael Andrade mostra, mais uma vez, o bem-sucedido Mutirão do Diabetes

 A ONG Unidos pelo Diabetes, organizadora do Mutirão do Diabetes de Itabuna, coordenou esse  final de semana em São Paulo, o Curso Nacional de Campanhas e Mutirões de Diabetes, que fez parte do 23º Congresso Multidisciplinar e Multiprofissional da ANAD. O evento contou com o apoio do Instituto da Visão e da Federação Nacional de Associações de Diabetes.

De acordo com o idealizador e coordenador do Mutirão do Diabetes de Itabuna, Dr. Rafael Andrade, “esses projetos vão se  multiplicar de forma cada vez maior, contribuindo para amenizar a deficiência e desigualdade, combatendo uma doença que mais faze vítimas fatais e deixa sequelas no país”.

Participaram profissionais de saúde de todas as regiões do Brasil, especialmente oftalmologistas, com equipes multidisciplinares de 15 cidades representadas de todas as regiões do Brasil. Entre elas, as baianas Itabuna e Feira de Santana, além de Sorocaba Joinville, Brasília, Goiânia, Presidente Prudente, São Paulo, Rio de Janeiro, Uberlândia, Betim, Ribeirão Preto, Belém, Campo Grande, Rio Branco. Curitiba, Santos, Florianópolis e Blumenau estiveram virtualmente presentes, através de videoconferência.

Congresso Multidisciplinar e Multiprofissional colocou em evidência a importância da prevenção e tratamento

Nas apresentações, foi  demonstrado todo know-how para realizações de Campanhas em Diabetes, tendo como exemplo o  Mutirão do Diabetes de Itabuna. Afinal, é um modelo para multiplicação de campanhas Multidisciplinares de Diabetes, pautadas na avaliação de biomarcadores importantes, como a Retinopatia Diabética e Pé Diabético e forte envolvimento de toda a comunidade. Também foram apresentados os Mutirões de Belém do Pará, Joinville e Ribeirão Preto.