Nova turma de Odontologia formada pela Faculdade de Ilhéus


Cerimônia, segundo a faculdade, contou com a 38 formandos.


A Faculdade de Ilhéus realizou a cerimônia de colação de grau da segunda turma de formandos do curso de Odontologia, pioneiro na região Sul e Extremo Sul da Bahia, no sábado, 4 de agosto, no auditório Jorge Amado do Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. O diretor-geral, Almir Milanesi, presidiu a solenidade de graduação da turma denominada “Dr. Yuri Muniz”, com a participação do coordenador do curso, Fábio Silveira, e da presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO) da Bahia, Viviane Coelho Dourado.

A cerimônia contou com a presença de 38 formandos, cuja turma teve como paraninfo o professor Antônio Henrique Braitt, e como patrono, o empresário Valderico Reis Júnior. Também integraram a mesa oficial da solenidade, a diretora acadêmica, Sandra Milanesi, a representante do Cesupi (entidade mantenedora), Fátima Frisso, e o secretário acadêmico, Paulo Castro. O professor Murilo Matos participou como “Amigo da Turma”.

A formanda Lívia da Silva Santos foi a oradora e Felipe Mateus Bispo conduziu o juramento dos profissionais de Odontologia. Já Bruna Pereira Santos e Leonardo Antônio Raposo Ramos atuaram como mestres de cerimônias na etapa da chamada para a atribuição de grau pelo presidente da sessão solene, Almir Milanesi. O auditório do Centro de Convenções ficou superlotado durante a formatura.

O pioneiro curso deOdontologia da Faculdade de Ilhéus simboliza um fato histórico no cenário da profissão no Sul da Bahia. A primeira turma de bacharéis em Odontologia foi graduada em janeiro deste ano. Com a inserção de novos profissionais no mercado de trabalho, surgem novas oportunidades de atendimento à população.

O coordenador do curso, Fábio Silveira, declarou que é importante solidificar o compromisso da Faculdade de Ilhéus junto à sociedade regional de qualificar profissionais com uma visão holística e empreendedora para o mercado de trabalho. Silveira ainda destacou o trabalho de atendimento odontológicogratuito prestado à população de baixa renda, através das clínicas-escola instaladas na Faculdade, localizadas à Avenida Nossa Senhora Aparecida, no Bairro São Francisco, na zona sul.

O diretor Almir Milanesi salientou o fato de os bacharéis concluírem a graduação com o curso de Odontologia já reconhecido pelo Ministério da Educação, avaliado com o conceito 4, numa escala de um a cinco.Milanesi também evidencioua colaboração que o curso presta à comunidade mais necessitada de Ilhéus e outros municípios, por meio das atividades de extensão. Segundo informou, as clínicas\laboratórios do curso realizam, aproximadamente, 700 atendimentos odontológicos, entre adultos e crianças, por semana, totalmente gratuitos.

Todos os níveis de complexidade são atendidos pelos discentes, com a supervisão direta dos professores, como restaurações, tratamentos de canal, extrações, cirurgia oral menor, próteses, tratamentos preventivos e odontopediátricos. Também disponibilizam tratamento especializado a pacientes com necessidades especiais e prévio atendimento odontológico a pacientes em quimioterapia e crianças com diagnóstico de câncer.