Novos vereadores se movimentam para formar a Mesa da Câmara em Itabuna



20161005_085221site

Para os vereadores eleitos, a escolha da mesa-diretora da Câmara é uma espécie de segundo turno. Em Itabuna, cidade onde a política é efervescente, já se mostra forte a movimentação dos novatos (dois terços do total), que formam um bloco para disputar os cargos responsáveis pela administração da Casa. Se houver uma união, há chances de o grupo ter êxito, pois é maioria.

No café e no churrasco

A última quarta-feira (5), por exemplo, foi um dia de articulações entre os novos vereadores. Pela manhã, o Diário Bahia flagrou Ricardo Xavier (PPS) tomando café na Empadinha da Vovó com Ninho (PR), o edil mais votado. À tarde, o grupo se reuniu num churrasco na AABB. Lá, na entrada do clube, vimos Zico e Alex da Oficina, ambos do PTC, e Beto Dourado (PSDB). Eles disseram que Xavier também estava no local.

Consenso pelo novo

Por já ter sido vereador, Ricardo Xavier é o mais experiente para disputar uma eventual presidência da Câmara. Ele conhece os caminhos, mas não significa que será o escolhido. Tudo depende da composição que for feita a partir das articulações. Aliás, segundo o próprio Xavier, ainda não existem nomes sendo discutidos para compor a mesa. Confirmou, porém, que há um consenso de que ela deve ser formada pelos novos.

Lição das urnas

A cada eleição, Itabuna traz surpresas que devem – ou deveriam – levar os participantes da política partidária a reflexões. O eleitorado está cada vez mais exigente e, a exemplo do restante do país, demonstra descrença daqueles que se propõem a representá-lo. Os números (sempre eles!) não deixam dúvidas: dos 150.221 aptos a votar, nada menos do que 42.784 escolheram as opções branco ou nulo.