“O bom líder tenta eliminar o pavio antes de vir o fogo”, define vereador em Itabuna



Antonio Cavalcante e Milton Gramacho: o cauteloso e o diplomático

Neste momento de tensão política em Itabuna, fervem as discussões sobre quem será o vereador a representar o Executivo junto ao Legislativo. Recentemente, foram ventilados os nomes de Antonio Cavalcante (MDB) e Milton Gramacho (PRTB), para substituir Robson Santos Sá (Robinho – PP) no papel de mediador. Qual deles tem o perfil adequado – ou desejado –, conforme as expectativas do governo? Na reabertura dos trabalhos na Câmara, o Diário Bahia ouviu os dois. Separadamente, é claro.

Podemos dizer que a palavra diplomático traduz bastante o jeito Gramacho de se articular politicamente. O segundo-secretário na atual mesa-diretora da Casa demonstra ter uma receita-chave para o eventual posto em questão: “O bom líder tenta eliminar o pavio antes de vir o fogo”. Mas alegou que estava sabendo naquele momento a cogitação do seu nome e adiantou que declinaria do convite, caso ocorresse formalmente.

“Se dispusesse de tempo, seria uma grande honra. [Mas] Mesmo que o convite venha oficialmente, não irei aceitar porque tenho atividades paralelas” (é professor e coordenador pedagógico). Líder precisa de dedicação exclusiva para representar a contento”, argumenta.

Quando indagado sobre com quem ele “fecha” para o posto de líder (Cavalcante ou Robinho), o edil preferiu não levantar bandeiras. “Ambos são bons vereadores, competentes e fazem excelente trabalho em suas prerrogativas. O prefeito [Fernando Gomes] é quem deve avaliar o que é melhor. Tenho trânsito muito bom, independente do partido e do vereador. Tenho relacionamento muito bom com todos os vereadores”, completa.

Cavalcante vem aí?

Assim como Gramacho, Cavalcante disse quinta-feira que ainda não sabe oficialmente de nada sobre nova liderança. “Na verdade, são só especulações. O prefeito está viajando, cabe a ele decidir a liderança aqui na Câmara. Realmente, quando nosso nome é lembrado, a gente fica feliz. A gente tem que estar disposto a servir à nossa cidade. Se o convite vier do chefe do Executivo, a gente está disposto a assumir a empreitada”, elabora.

O vereador entende que o prefeito cumpriu o acordo com o MDB, já que a sigla tem o vice-prefeito, Fernando Vita, e o titular da Sedu (Secretaria de Desenvolvimento Urbano), Patrick Monteiro. Porém, indagamos: Espera mais espaço a partir do momento que for sacramentado que o líder é Antonio Cavalcante? “Se for uma necessidade do governo, temos quadros disponíveis. Mas isso não quer dizer que seja uma necessidade básica para a gente aceitar os desafios”, assinala.

O edil do MDB afirmou, ainda, que desde o começo o prefeito tinha o propósito de mudar líderes a cada ano na Câmara, para contemplar todos os vereadores da base. “Robinho fez um bom trabalho, o trabalho de agregar. Porque o líder é aquele que tem que agregar seus pares. Robinho fez o trabalho dele com dinamismo e a gente espera dar continuidade a esse trabalho”, arremata, embora assegure que são apenas especulações em torno do nome dele.