Operação Gizé: Polícia Civil realiza ação de combate à pirâmide financeira D9



A Polícia Civil de Itabuna realizou uma operação, na manhã de quinta-feira (3), sob o comando do titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, Humberto Matos. O objetivo foi apreender materiais ligados a membros da D9, grupo de pirâmide financeira criado na cidade.

Foram apreendidas na ação uma moto aquática, uma moto Harley Davidson, um drone, uma câmera fotográfica e um sistema de servidor de Internet, além de serem cumpridos mandados de busca e apreensão em dez locais diferentes.

A operação foi nomeada Gizé, em referência à cidade do Egito que possui as maiores pirâmides.

Investigações

O delegado Humberto Matos informou ao Diário Bahia que as investigações começaram há 6 meses e apontam que a D9 foi criada em Itabuna, mas já tinha sido expandida para outros estados e até para outros países.

Foi necessário criar um grupo de trabalho para a investigação. O grupo é formado pelos delegados Humberto Matos, André Aragão, Katiana Amorim e Delmar Bittencourt.

Pirâmide financeira

Dr. Matos ainda ressaltou que as pessoas que atuam no golpe tentam convencer outras pessoas a participar, alegando que se trata de um negócio de marketing multinível. Mas ele afirma que se trata mesmo de uma pirâmide financeira.

O delegado ainda explica que no marketing multinível um produto é vendido e, à medida que as vendas ocorrem, o vendedor eleva seu nível e recebe premiações. Já na pirâmide, não há um produto real e apenas os líderes, conhecidos como “piramideiros”, lucram.

Humberto Matos relatou ao Diário que os “piramideiros” atraiam pessoas afirmando que jogavam em bolsas de apostas ligadas a jogos de futebol, o que não ocorria.

Valores

A movimentação financeira desses “líderes” é estimada em 2 bilhões de reais. Já o golpe financeiro aplicado em participantes, é estimado em 200 milhões de reais.

Marcos França

O Diário Bahia obteve informações de que parte do material foi apreendido na casa de Marcos França, no bairro Jardim Vitória, considerado um dos maiores divulgadores do também sistema de pirâmide financeira Telexfree.

Texto e Informações: Diário Bahia