Ouvidoria na Câmara abre porta para itabunense reclamar e sugerir


Sistema abrange contato via telefone, internet ou pessoalmente, na sede do Legislativo


O responsável pela Ouvidoria, Thales Rodrigues, explicou o passo a passo para o cidadão recorrer ao serviço (Fotos: Gabriel de Oliveira)

Já está à disposição do itabunense, por meio do site, de um telefone gratuito e até de forma presencial, o serviço de Ouvidoria na Câmara de Vereadores. Como o nome sugere, é um canal para ouvir a comunidade em reclamações, sugestões e, também, elogios à Casa (de representantes eleitos pelo povo, como é válido lembrar).

Acompanhado pelos vereadores Charliane Sousa, Enderson Guinho e Jairo Araújo, o presidente do Legislativo, Ricardo Xavier, frisou: “Não vamos desistir de buscar a aproximação com a sociedade. Receberemos críticas, denúncias, mas também sugestões de projetos que beneficiem a nossa cidade; então, creio que essa ferramenta terá um efeito muito positivo. A Ouvidoria é mais uma oportunidade para o munícipe acompanhar e participar ativamente do Legislativo de Itabuna”.

O responsável pelo setor é o graduado em Direito Thales Rodrigues, que detalhou sobre o sistema na manhã desta sexta-feira (16), no Plenário Raymundo Lima, diante de funcionários, edis e da imprensa. Segundo ele, a busca foi por algo mais acessível, de fácil compreensão, para o diálogo sobre as questões que afetam o cotidiano dos moradores de Itabuna. “Um elo entre a população e o Poder Legislativo”, resumiu.

A Ouvidoria estará logo na entrada da Câmara, à disposição do itabunense

Contato online e offline

Em termos práticos, explicou o ouvidor, funciona assim: a pessoa entra no site da Câmara (https://cmvitabuna.ba.gov.br/portal/), clica no link “Serviços”, depois “Ouvidoria CMVI”, faz um cadastro onde pode informar e-mail, telefone e ali está aberto o contato.

Assim, poderá compartilhar as informações que julga importantes para chegar ao conhecimento dos vereadores – inclusive anexando fotos. Em contrapartida, o cidadão já recebe um número de protocolo, para acompanhar o andamento do contato ora iniciado.

Segundo Thales, a primeira resposta da Ouvidoria deve chegar em até 24 horas. Mas o conteúdo da solicitação é endereçado à Secretaria Parlamentar e dali, para a ação dos vereadores.

O acesso ao serviço pode ser feito, também, pelo telefone 0800 071 7888. Mas quem ainda é avesso a qualquer contato pelas vias tecnológicas e até à antiga ligação tem, ainda, o caminho de procurar a Ouvidoria, bem na entrada da Câmara. O setor estará aberto de segunda a quinta-feira (das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas) e na sexta-feira, das 8 às 14 horas. Ou seja, usando uma linguagem bastante comum ao nosso dia-a-dia, o itabunense pode recorrer à Ouvidoria tanto no campo “online como no offline”.

Resposta para todos

Especificamente sobre prazos, Ricardo Xavier explicou: “Tem questões que a própria ouvidoria vai poder responder, através do coordenador Thales e da equipe que estará atendendo; mas, por exemplo, questionamentos às segundas sobre projetos que foram votados, só poderão ser respondidos após as sessões, que são às quartas”.

Ele citou, para completar, o prazo de retorno a questionamentos sobre leis. Nesses, o trabalho será num tempo máximo de 72 horas, para que a Procuradoria Jurídica possa dar um parecer. “O fato é que todos os questionamentos serão respondidos. Nossa ideia é ter uma agilidade”, assegurou.