PALMAS



Aldenes Meira

– PARA o vereador Aldenes Meira (PCdoB), ao sugerir a contratação dos aprovados no primeiro concurso realizado pela Câmara de Itabuna, em 2015, quando ele era presidente da Casa. Até o momento, foram chamados 23 dos 47 aprovados. O certame, com 8.861 inscritos, é válido até outubro, conforme a data de homologação. Meira entende que a contratação dos excedentes amenizaria a falta de pessoal. “Defendo a convocação gradativa desses servidores aprovados, de acordo com as possibilidades financeiras da Casa”, destacou.

Suse Mayre Moreira

– PARA a presidente do Gapa (Grupo de Apoio à Prevenção da Aids) em Itabuna, Suse Mayre Moreira. Com larga experiência nas ações de conscientização, ela conseguiu trazer para a cidade um projeto que oferece testes gratuitos de HIV em praças públicas.

– PARA a campanha “Cabra Macho”, promovida em mais um ano pela Igreja Batista Teosópolis, em Itabuna. A ação disponibiliza centenas de exames gratuitos, para estimular os homens a vencer o preconceito contra o exame de próstata, procedimento imprescindível na prevenção do câncer no referido órgão. A quinta edição do evento terá início no dia 17, com uma palestra de conscientização às 19h30min. Às 6 horas do domingo (18) começam os exames de sangue e, em seguida, os de toque retal. Há 600 vagas.

– PARA as ações do poder público como incentivo à agricultura familiar. É preciso reconhecer a importância do trabalho dos produtores e oferecer, cada vez mais, suporte para eles. O governo estadual, ao que tudo indica, tem feito a sua parte. Cabe aos municípios retomar iniciativas semelhantes –sobretudo no sul da Bahia, onde é grande o número de órfãos da cacauicultura, sem alternativa de emprego e renda. Na foto, um encontro recente com agricultoras familiares na Ceplac.