PALMAS



– PARA o sucesso que marcou o São Pedro de Itabuna – o Forró do Povo. Mais de 120 mil pessoas curtiram ao som de grandes atrações, na avenida Beira Rio, e o melhor: num clima de absoluta paz. Uma prova do quanto o itabunense estava carente de festas na rua.

– PARA a Prefeitura de Ibirapitanga ao incentivar a adesão de agricultores a um programa de preservação de nascentes por meio do plantio de árvores. A conscientização inclui, também, o pagamento de uma quantia mensal aos produtores.

– PARA o trabalho das entidades de controle social – os conselhos –, a quem cabe a responsabilidade de apontar o que não está correto nas gestões públicas. Tudo que a sociedade espera de tais órgãos é que ajam com isenção diante da política partidária.

– PARA o grupo há três meses formado em Itabuna, para discutir e buscar soluções contra o problema da violência nas escolas. Estão envolvidos educadores, Ministério Público, Defensoria Pública e Conselho Tutelar. A iniciativa está em curso desde que se espalhou pelas redes sociais um vídeo mostrando menores usando drogas numa casa abandonada próxima a um colégio estadual. Aí está um assunto que merece providências urgentes, uma vez que a cidade tem 59 mil estudantes. Um universo amplo, vulnerável e carente de instrumentos capazes de prevenir o envolvimento com as armadilhas do uso e/ou tráfico de entorpecentes. Parte do grupo esteve, esta semana, num encontro de gestores.