PALMAS



Chico Reis

– PARA o presidente da Câmara de Itabuna, vereador Chico Reis (PSDB), por dar sequência à convocação de aprovados no primeiro concurso público realizado na Casa – em 2015, quando o presidente do Legislativo era o edil Aldenes Meira (PCdoB).

Segundo Reis, a pretensão é convocar os 27 concursados restantes até o encerramento da sua gestão, em 2018. Essa é a expectativa de todos aqueles que se esforçaram e conquistaram as vagas pela meritocracia.

Num Brasil de tantos apadrinhamentos, honrar uma oportunidade de trabalho pela competência é mesmo para se reconhecer. Quando os órgãos públicos abraçam a causa, então, é para se acreditar num amanhã melhor. Até mesmo na política!

 

– PARA o campeonato intermunicipal, por valorizar o esporte amador, um instrumento para afastar os jovens dos tortuosos caminhos impostos pela violência. Há de convir que esteja faltando providências para oferecer estádios ao menos razoáveis para o pessoal jogar. Mas tá valendo, mesmo assim.

 

– PARA a iniciativa dos alunos do Colégio Estadual Professor Fábio Araripe Goulart, em Ilhéus, que desenvolvem o projeto “Vivência e Convivências”, voltado para a proteção e conservação dos manguezais. Unindo teoria e prática, os estudantes estão aprendendo – no mangue próximo à escola – sobre as diferentes formas de vida e, principalmente, como conservar aquele ecossistema.

A estudante Ana Caroline Rocha, do 1º ano, está satisfeita com o resultado da aula de campo. “Foi muito bom conhecer o mangue, pois, apesar de ser aqui no bairro nunca tinha visitado. Vi os problemas, os seres que vivem lá e a paisagem do lugar. Aprendi sobre o valor que tem para o nosso bairro, tanto histórico quanto ambiental”, relata.

Ao que completa a professora Adeline Gomes: “A proposta da atividade das disciplinas de Iniciação Cientifica e Humanidades é ir além dos muros da escola. É fazer com que os estudantes reconheçam os problemas no entorno do bairro onde moram, como a destruição da vegetação do mangue, a poluição do rio e as construções irregulares que ali existem”.