PALMAS



Enderson Guinho

– PARA a construção de uma juventude mais politizada nesse momento do Brasil. Enojada e revoltada com os tantos episódios de corrupção, a garotada demonstra estar tomando consciência do que a cerca. Há uma expectativa de que sejam, de fato, formados cidadãos efetivamente comprometidos – inclusive na seara político-partidária. Para citar um exemplo bem local, cabe registrar a postura até então assumida pelo vereador Enderson Guinho, de 25 anos, o mais novo na atual legislatura em Itabuna.

– PARA a discussão sobre transporte coletivo e sobre o funcionamento da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) do Monte Cristo, temas de sessões especiais na Câmara de Itabuna essa semana. Tudo que a população espera é que seus representantes travem debates – e cavem providências – das questões que interessam à maioria.

– PARA a campanha #TodosJuntosContraCorrupção, lançada esta semana pelo Ministério Público. A proposta é consolidar propostas de prevenção, com ações de conscientização e projetos educacionais que contribuam para a formação de cidadãos mais conscientes, íntegros e engajados. “A corrupção desvia muito mais do que recursos da saúde, da segurança, da educação e da infraestrutura. Aniquila vidas, sonhos e a esperança de dias melhores”, disse o procurador Rodrigo Janot durante o lançamento.

– PARA o início das discussões de uma possível PPP (Parceria Público-privada) para investimento na despoluição do rio cachoeira, tratamento de esgoto e transformação de lixo em energia em Itabuna. A medida envolve problemas há anos enfrentados pela população.