Pedido de vista suspende julgamento de Fernando Gomes



nando-gomesss
Fernando Gomes só pode ser diplomado prefeito com aval do TRE (Foto: Celina Santos/Arquivo Diário Bahia)

O julgamento do recurso de Fernando Gomes (DEM) no TRE (Tribunal Regional Eleitoral chegou a ser iniciado nesta quinta-feira (24) à tarde, o placar estava em 1 a 1, mas foi novamente suspenso. Tudo devido a um pedido de vista apresentado pelo juiz Marcelo Junqueira Ayres Filho. Candidato mais votado em Itabuna, com 32,2% dos sufrágios válidos, Fernando depende do aval do TRE, já que concorreu com o nome indeferido.

O relator do processo, Fábio Alexsandro Costa Bastos, votou favorável ao democrata, ao passo que o juiz federal Paulo Pimenta manifestou-se pela manutenção da inelegibilidade. Ele apontou como justificativa uma condenação no Tribunal de Contas da União (TCU). No prosseguimento da sessão, Ayres Filho pediu vista. Ainda não há data definida para o julgamento ser levado adiante.

Como o prazo-limite para diplomação dos prefeitos eleitos é 19 de dezembro, Fernando Gomes precisa que o processo seja julgado até lá. Afinal, só os diplomados podem tomar posse em 1º de janeiro de 2017.

Caso o desfecho do imbróglio não ocorra em tempo hábil, o prefeito interino da cidade será o presidente da Câmara, a ser eleito em 1º de janeiro.