Pesquisa aponta empate técnico entre 3 pré-candidatos a prefeito


Antônio Mangabeira, Capitão Azevedo e Augusto Castro aparecem na liderança em Itabuna


  

Sondada intenção de voto de 804 eleitores, no período de 28 de agosto a 01 de setembro
Antônio Mangabeira
Capitão Azevedo
Augusto Castro

O médico Antônio Mangabeira, o ex-prefeito Capitão Azevedo e o ex-deputado estadual Augusto Castro, tecnicamente empatados, todos na casa dos dois dígitos, são os principais nomes presentes no momento, na corrida eleitoral de 2020 em Itabuna. É o que aponta a primeira rodada de pesquisas realizada pela empresa Sócio-estatística, contratada pelo programa “Bom Dia Bahia”, da Rádio Difusora e a AM3-Assessoria & Consultoria em Comunicação, em parceria com o jornal Diário Bahia, o blog Pimenta e a TV Itabuna.

“A um ano do início da propaganda eleitoral, a disputa em Itabuna está totalmente em aberto e ainda é muito cedo para qualquer prognóstico. Seguramente, o principal dado desta pesquisa, em termos eleitorais, talvez seja o fato de o itabunense não ver com bons olhos a Política”, afirmou o sociólogo e professor Agenor Gasparetto, diretor da Sócio-estatística.

O levantamento analítico, realizado no período de 28 de agosto a 01 de setembro, ouviu 804 eleitores – que corresponde a 4% de erro amostral – em oito zonas itabunenses: Califórnia, Centro, Fátima, Nova Itabuna, Santa Inês, Santo Antônio, São Caetano e São Pedro. Envolveu um universo de doze nomes de possíveis candidatos à disputa da Prefeitura: Capitão Azevedo, Augusto Castro, Antônio Mangabeira, Edmilton Carneiro, Eric Júnior, Fernando Gomes, Geraldo Simões, Maruse Dantas, Son Gomes, Babá Cearense, Jairo Araújo e Charliane Sousa.

Geraldo Simões
Fernando Gomes
Charliane Sousa
Dr. Edmilton Carneiro
Dr. Eric Júnior
Jairo Araújo
Babá Cearense
Maruse Dantas

Cenários estimulados

Num cenário estimulado, quando são citados os nomes dos possíveis postulantes ao Centro Administrativo Firmino Alves – incluindo o prefeito Fernando Gomes – Antônio Mangabeira tem 20,6% das intenções de voto, Capitão Azevedo aparece em seguida com 17,2% e Augusto Castro com 12,4%. Geraldo Simões aparece com 5,8%; Fernando Gomes, 4,0%; Charliane Sousa, 1,9%; Edmilton Carneiro, 1,9%; Eric Júnior, 1,9%; Jairo Araújo, 1,2%; Babá Cearense, 0,7%; Maruse Dantas, 0,2%. Para 18% dos entrevistados, nenhum desses nomes merece o voto para prefeito de Itabuna, enquanto que 7,8% não souberam. 6,2% apontaram outros candidatos.

Num segundo cenário estimulado, sem a presença de Fernando Gomes, substituído pelo secretário de Administração Son Gomes, Mangabeira aparece com 20,9% das intenções de voto, enquanto que Capitão Azevedo cresce para 18,5% e Augusto Castro permanece com 12,4%. Geraldo Simões mantém os 5,8%; Edmilton Carneiro, 1,9%; Eric Júnior, 1,9%; Charliane Sousa, 1,7%; Jairo Araújo, 1,2%; Babá Cearense, 0,7%; Maruse Dantas, 0,2%. Son Gomes tem 1,7%. Nulo/branco, 18,3%; não responderam 8,2%, e 6,5% apontaram outros candidatos.

Quando o cenário é reduzido, com apenas cinco pré-candidatos – Antônio Mangabeira, Augusto Castro, Capitão Azevedo, Eric Junior e Geraldo Simões – Mangabeira mantém os 20,8%, Azevedo cresce para 19,2% e Augusto permanece com 12,9%. Geraldo tem 6,1% e Eric Júnior sobe para 2,7%. Nulo/branco cresce para 24,3%, e não responderam e 14,1% não souberam.