Polícia baiana é a primeira no país a usar simulador em ocorrências



 

ssp-bahia-okkk-siteeEm grandes eventos como o Carnaval de Salvador, em situações corriqueiras, a exemplo de manifestações, em casos de desastres naturais, dentre outras demandas, a polícia baiana passa a contar com a ajuda de um simulador, que faz parte do Sistema de Gestão de Informação e Inteligência.

Na prática, o programa, instalado no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (Centro Administrativo da Bahia), será alimentado com informações sobre o fato e traça um diagnóstico do que deve ser promovido de imediato.

A Segurança Pública da Bahia é a primeira do Brasil a utilizar este tipo de ferramenta. A localização geográfica do fato, efetivo disponível e armamento, entre outras informações, são inseridos no banco de dados do sistema. Assim, o programa aponta qual deve ser o isolamento do local, as rotas de entrada e saída, quantos policiais serão necessários, quais ferramentas auxiliarão no local da ocorrência, se é imprescindível o deslocamento de ambulâncias etc.

Inicialmente formatado para grandes eventos, o simulador, a pedido do secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, passou por 20 adaptações para ser utilizado no dia a dia das polícias. O sistema é alimentado com informações das forças de segurança federais, estaduais e municipais que já atuam juntas em grandes eventos.

“Estamos colocando a polícia baiana para caminhar lado a lado com o que se usa de mais moderno no mundo em situações de grandes ocorrências. O sistema faz parte do investimento, feito pelo Governo do Estado, no Centro de Operações e Inteligência da SSP e em equipamentos”, explicou Barbosa.

O coordenador de operações do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), major PM Paulo Roberto, informou que simulações de explosão na Arena Fonte Nova e de acidente com aeronave no Aeroporto Internacional de Salvador serviram de cenários para teste do sistema. “Estamos concluindo a parte de capacitação dos nossos servidores e o próximo passo é apresentar a nova ferramenta para integrantes de instituições parceiras da SSP em grandes eventos”, explicou.