Polícia faz mais uma prisão pelo reconhecimento facial


A prisão ocorreu no circuito do primeiro dia de São João de Porto Seguro


Um foragido da Justiça pelo crime de roubo foi detido após ser encontrado na primeira noite dos festejos juninos de Porto Seguro. O Sistema de Reconhecimento Facial instalado no ‘Circuito do São João’ da Passarela do Descobrimento detectou semelhança, após o homem passar por um dos portais de abordagem montados no evento.

A ferramenta, que está em expansão para 77 municípios baianos e em fase de testes em Porto Seguro, apontou 90% de similaridade.

Equipes do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) Costa do Descobrimento que faziam o monitoramento através de uma das bases montadas no circuito acionaram guarnições do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Porto Seguro) que trabalhavam na festa. Eles abordaram o homem, verificaram os documentos pessoais e, após confirmação, o conduziram para a 1ª Delegacia Territorial (DT) de Porto Seguro.

Na unidade foi constatado que o suspeito possuía mandado de prisão preventiva expedido pela 1ª Vara Criminal de Porto Seguro pelo crime de roubo majorado pelo concurso de pessoas, quando há a participação de uma ou mais pessoas no crime além do suspeito, tendo a pena aumentada.

O homem, que se torna o 257º suspeito flagrado pela ferramenta, teve o mandado cumprido e segue custodiado aguardando decisão da Justiça.

Na última semana o governador Rui Costa lançou a primeira fase da expansão do Sistema com a implantação de 1.200 câmeras de Reconhecimento Facial em Salvador.

Fonte: Ascom | Rafael Rodrigues