Políticas em defesa da mulher em votação na Câmara de Itabuna


Projeto inclui valorização, prevenção à violência e combate ao machismo


A sessão ordinária de quarta-feira marcou a primeira votação da matéria (Fotos: Pedro Augusto)

A Câmara de Itabuna iniciou esta semana a votação do projeto 003/2021, que norteia políticas públicas para prevenção à violência, combate ao machismo e valorização da mulher. Apresentada pelo vereador Israel Cardoso (PTC) e subscrita por Wilma (PCdoB), a futura lei é fruto de proposta trazida pela Comissão da Mulher da OAB local.

Para Israel, o instrumento vai reforçar o trabalho do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e CRAM (Centro de Referência em Atendimento à Mulher), bem como a estrutura para punição às agressões à figura feminina. “Uma alegria trazer esse projeto pra esta Casa, o terceiro que trago ao Plenário; a mulher precisa de atenção do poder público. Assistência social, saúde e segurança têm que andar juntas”, elaborou.

Wilma destacou a importância do apoio das escolas, para uma educação de base na desconstrução de posturas machistas desde os primeiros anos entre os alunos. É um caminho contra a raiz de relações abusivas. “Precisamos descortinar esse assunto, para que nossas crianças, nossos jovens cresçam entendendo que não se deve maltratar nem violentar a mulher. Tem que respeitar, pra uma sociedade mais justa”, assinalou.

O vereador Israel Cardoso é autor do projeto, que acolheu proposta da Comissão da Mulher da OAB-Itabuna (Fotos: Pedro Augusto)

Moções e providências

Edis também dirigiram Moções de Pesar a familiares de pessoas falecidas. Entre elas, Ana Maria de Jesus, mãe do vereador José Boaventura (“Kaiá”- Avante). Já Wilma, pela partida do ex-deputado Haroldo Lima, vítima da Covid-19.

A vereadora também trouxe Moção de Congratulações pelos 99 anos do PCdoB (Partido Comunista do Brasil); Sivaldo Nascimento (PL), aplausos pelo Dia da Constituição, transcorrido em 25 de março.

Uma série de pedidos de providências foi encaminhada ao Executivo, para pavimentação, limpeza, quadras, “quebra-molas”, poda de árvores, saneamento, entre outros. Tais pleitos chegaram através dos vereadores Antônio “Piçarra” (Solidariedade), Dando Leone (PDT), Danilo Freitas (PSL), Gilson da Oficina (PL), Israel Cardoso (PTC), Luiz Júnior (Democracia Cristã), Manoel Porfírio (PT), Marcelo Souza (Cidadania), Sivaldo Nascimento (PL) e Solon Pinheiro (Solidariedade).