
A redução de espaço na Unidade de Saúde do bairro Nova Ferradas, que atende a um universo superior a 10 mil pessoas, é um dos assuntos a estarem na pauta da reunião do Conselho Municipal de Saúde de Itabuna nesta quarta-feira (5), às 15 horas.
Segundo o presidente da entidade de controle social, Josivaldo Gonçalves, o posto passa por uma reforma orçada em R$ 89 mil, prevista para terminar até o aniversário da cidade, mas o número de salas cairá de oito para cinco.
“A unidade terá duas equipes de saúde e vai voltar para um galpão que foi do Sítio do Menor. Mas não terá sala de curativo, nem de vacina, nem de digitação. Precisa dessa sala para alimentar o sistema do ESus, com informações sobre os atendimentos, para liberar os exames etc”, esclareceu Gonçalves.
O posto, hoje instalado num local que era para o Banco de Alimentação da Secretaria de Agricultura, atende aos bairros Nova Ferradas, Fernando Gomes, mais os moradores dos condomínios Jubiabá e Gabriela. “Não tem como atender a uma população de 11 mil pessoas num cubículo”, criticou.
Segundo o conselheiro, a secretária de Saúde, Lisias Miranda, alegou que o posto agora reformado será futuramente ampliado, numa obra de R$ 130 mil, ainda sem previsão de início. “Por que não fazer uma coisa só, se o dinheiro já está orçado? Nem bem inaugura e vai quebrar tudo de novo?”, acrescentou.