Prefeito e ministro discutem ampliação do aeroporto de Ilhéus



Prefeito Mário no Ministério dos Transportes. foto Ascom (2)
Prefeito Mário e equipe no Ministério dos Transportes (Foto: Ascom)

“A cada nova reunião uma etapa é vencida e a gente se aproxima de uma nova realidade com a requalificação de dois importantes equipamentos de infraestrutura, que são o Porto do Malhado e o Aeroporto Jorge Amado”. Com estas palavras, o prefeito Mário Alexandre resumiu o seu sentimento após a audiência mantida com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa, na manhã de hoje, 12, em Brasília.

Os principais temas do encontro foram a necessidade do aprofundamento do calado no Porto do Malhado, que possibilitará a atracação de mais navios de carga e cruzeiros marítimos, e a ampliação da extensão de pouso e decolagem do Aeroporto Jorge Amado, adequando a pista existente para receber aeronaves A320.

Estiveram também presentes à reunião o deputado federal, Paulo Magalhães, o secretário de Turismo, Roberto Lobão, e o secretário geral do Ministério das Cidades, Marco Aurélio de Queiroz Campos, além de representantes da indústria cacaueira.

As ações também visam o aumento da arrecadação do município, já que deve atrair investimentos com o escoamento de parte da produção industrial e importante incremento no turismo local. A consequência disso é a movimentação da economia regional, com imediato reflexo na geração de emprego e renda para os munícipes, segundo avaliação de Lobão.

Na oportunidade, Mário Alexandre expôs a situação do Aeroporto Jorge Amado, reafirmando o assunto debatido no dia de ontem, 11, com representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), na sede do órgão, também em Brasília. Como resultado da audiência, o ministro se comprometeu em vir a Ilhéus, em maio deste ano, com a equipe técnica da Infraero, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Ministério dos Portos, a fim de avaliar alternativas e soluções que dinamizem a infraestrutura e impulsionem o desenvolvimento econômico de Ilhéus.

Minha Casa Minha Vida – Ainda durante o encontro, o prefeito tratou sobre a prorrogação do contrato para conclusão das obras do “Minha Casa Minha Vida” no bairro Teotônio Vilela. O programa, parceira entre Governo Federal e municípios, beneficiará 272 famílias com a construção de unidades habitacionais.