Itabuna reabre Tributos, mas orienta cidadão a buscar serviços online


Além da consulta e autenticação, o contribuinte pode emitir documentos fiscais


A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Tributos da Secretaria Municipal da Fazenda e Orçamento, tem orientado o contribuinte a buscar cada vez mais os serviços online por meio do site oficial.

O secretário Davi Dultra explica que a intenção é facilitar o acesso aos serviços tributários e ao mesmo tempo desobstruir o fluxo intenso de pessoas no Departamento em razão da pandemia da covid-19.

Além da consulta e autenticação, o contribuinte pode emitir documentos fiscais como alvarás, segunda via de carnês (IPTU e TFF) e certidões negativas, tudo de forma eletrônica. Para isso, basta acessar o site www.itab

Dúvidas também podem ser esclarecidas pelos e-mails [email protected] e [email protected], ou mesmo pelo telefone (73) 3214-1440.

O secretário lembra que a busca presencial por serviços tributários pela população é cultural, mesmo que estando disponível online. “Estamos trabalhando, gradativamente, com informações para que a população entenda que não precisa se deslocar até o Centro Administrativo para ser atendida”, frisou.

Davi Dultra esclarece que, quem buscar o serviço presencial não deixará de ser atendido. Ele ressalta que a Administração municipal está trabalhando firmemente para garantir a segurança dos colaboradores e contribuintes. Por isso, as instalações do Departamento de Tributos passaram por readequações e adota medidas protetivas contra a Covid-19.

Dentre as medidas, o secretário de Fazenda e Orçamento lista o revezamento de equipes de agentes, atendentes e fiscais de tributos, atendimento reduzido, através da entrega limitada de senhas, distribuição de máscaras tipo face-shield, instalação de acrílico nas mesas, medidor de temperatura e disponibilização de álcool em gel 70%.