A preferência de Maria Alice



????????????????????????????????????
Maria Alice Pereira, presidente do DEM (Foto: Celina Santos/Arquivo Diário Bahia)

Até a data da diplomação dos eleitos, a presidente do Democratas, Maria Alice Pereira, estava propensa a não assumir a secretaria de Governo, e sim a pasta do Desenvolvimento Social. Como revelou ao Diário Bahia, no Fórum Ruy Barbosa, com voz embargada, ela estaria realizada em “cuidar dos humildes”.

“Quero deixar um legado para os meus netos do que é amar a sua cidade, do que é amar os humildes dessa terra. Não só eu, Maria Alice, mas eu quero a cidade toda envolvida, as instituições, o Ministério Público, pra que a gente faça uma Itabuna melhor, pra que Fernando Gomes realmente faça o que quer”, justificou.

Apelo à dama

Pelo que ficou evidente na conversa do dia 12, Maria Alice pretendia trocar a alcunha de “Dama de Ferro”, talvez, por “Mãe dos Pobres”. Entretanto, segundo a própria Alice confirmou no dia seguinte, o prefeito Fernando Gomes lhe fez um apelo: “Eu preciso de você no governo”. Assim, ela ocupa o velho posto que sempre exerceu.

Esposa no Social

Como é de costume nas gestões municipais, a primeira-dama da cidade, Sandra Neilma, deve ser nomeada Secretaria de Desenvolvimento Social. Já que a pasta era a preferida de Maria Alice, há de se imaginar que ela dará seus “pitacos” na área, tão cheia de demandas e desafios.

Possíveis secretários

Entre os nomes cotados para ocupar o secretariado da quinta gestão de Fernando Gomes, está o do empresário John Vinícius, do Itabuna Palace. Ele deve ser secretário de Indústria e Comércio. Já Anorina Smith, cujo nome é ventilado para ocupar a Secretaria de Educação, teria sido convidada pela própria Maria Alice. Anorina, com o nome oriundo do movimento sindical, teria ficado animada com a proposta de ter autonomia no cargo.

Chamou pra enxugar

O prefeito eleito Fernando Gomes já anunciou que irá “enxugar” a máquina pública, reduzindo o número de secretarias de 15 para nove. Uma das mudanças já previstas, por exemplo, é a incorporação da Fundação Marimbeta à Secretaria de Educação.