Presos do Conjunto Penal de Itabuna vão ter “Aulão do Enem” com Jorge Portugal



 

Jorge Portugal é um dos mais experientes professores de Redação do estado
Jorge Portugal é um dos mais experientes professores de Redação do estado

 

“Refrescar” a memória em assuntos que estão quebrando a cabeça e preparar para o que vem por aí nos dias 05 e 06 de novembro. Esta é a proposta do Aulão do Enem, que será realizado na próxima terça-feira (25), no Conjunto Penal de Itabuna. Lá, um grupo de, aproximadamente, 50 detentos, vai ter a oportunidade de conhecer e aprender com um dos professores de redação mais experientes e requisitados do estado, Jorge Portugal, de Salvador.

O evento está previsto para as 14 horas. Segundo a direção do presídio, cerca de 170 internos estão se preparando para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio.

Portugal, além de educador, é poeta e compositor. Ano passado, ele assumiu o pasta da Secretaria de Cultura da Bahia. O professor já deu aulões em outros presídios do estado. Em janeiro desse ano, dos 163 internos inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), três foram aprovados na primeira lista da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Os destaques são internos da Penitenciária Lemos Brito (PLB), do Presídio Salvador e do Conjunto Penal de Vitória da Conquista. Um desses detentos tem 35 anos e foi aprovado para dois cursos da Ufba: Letras Vernáculas e Ciências Contábeis. Ele também teve a ajuda do ensino oferecido na unidade pelos ‘aulões’ do professor Jorge Portugal.