Professores entram em estado de greve e aulas não começam em Itabuna



Escolas permaneceram sem aulas nesta segunda-feira

O início do ano letivo, que estava previsto para a manhã desta segunda-feira (5) em Itabuna, não aconteceu. Isso porque os 1.350 professores decidiram, em assembleia no Sindicato do Magistério (SIMPI), que não retornarão as atividades até que o prefeito pague o valor integral do terço de férias, como também a imediata liberação do vale- transporte.

De acordo com a presidente do SIMPI, professora Carminha Oliveira, desde o dia 17 de janeiro o município está em débito com a categoria e muitas tentativas de acordo foram feitas. “Nossa classe entrou em férias em meados de janeiro e até hoje não recebeu as gratificações constitucionais devidas. Somente quando a categoria decidiu boicotar a jornada pedagógica é que a Secretária da Educação apareceu com uma proposta de pagamento parcelado do terço de férias, todavia, a categoria decidiu não acatar”, afirma a líder sindical.

Conforme o Departamento Jurídico do SIMPI, todas as solicitações feitas pela classe deverão ser formalmente comunicadas ao Governo, portanto a greve só poderá ser iniciada após o prazo de 72 horas da comunicação. “Iniciaremos as aulas, mas se o terço de férias não for pago e o vale-transporte depositado até quinta-feira, os professores já estão autorizados a não comparecerem às escolas a partir desta sexta, 09 de março”, finaliza Carminha Oliveira.

O estado de greve foi aprovado nesta assembleia, no auditório do Sindicato do Magistério

Outras demandas

Além do pagamento imediato do terço de férias, a categoria cobra dos gestores municipais o repasse do vale-transporte, tanto da linha municipal como intermunicipal. Além disso, solicitam que a Secretária da Educação, professora Anorina Lima, suspenda a portaria de seleção para função de Coordenadores Pedagógicos, bem como volte a discutir a situação da retirada do Adicional de Classe (AC), que afetou os salários de 400 professores.

Os docentes afirmam que se as demandas não forem consideradas, haverá deflagração de greve por tempo indeterminado.