PSB planeja candidatura a prefeito em Itabuna; Aldenes Meira é possibilidade


Nomes vêm sendo discutidos; alguns já filiados e outros em fase de “namoro”


Dr. Renato Costa revela os planos do PSB em níveis municipal, estadual e federal (Foto: Diário Bahia/Arquivo)

O PSB (Partido Socialista Brasileiro) tem entre os planos a articulação de uma candidatura própria a prefeito de Itabuna. Um dos nomes até então ventilados é o do vereador Aldenes Meira, cuja permanência no PCdoB é alvo de dúvidas. O presidente do diretório local da sigla, Dr. Renato Costa, admitiu para o Diário Bahia que o ainda comunista poderá ser um dos pré-candidatos da legenda.

“O PSB gostaria de ter um candidato pra botar na mesa. Temos vários nomes expressivos, que podem muito bem disputar e outros que estão ‘namorando’ com o PSB, que podem viabilizar seu nome”, disse, para não deixar de mencionar outras possibilidades a serem discutidas.

Dr. Renato adiantou que o PSB está se organizando internamente em Itabuna, assim como tem sido procurado por lideranças da cidade e da região como um todo. “Estamos estabelecendo conversas no sentido de viabilizar o fortalecimento da sigla, à medida que novas lideranças venham se filiar”, completou.

Cláusula de barreira

Uma das questões já em vista é o fato de vários partidos não poderem concorrer em 2020, devido à “cláusula de barreira”. Além disso, o cenário para as candidaturas a vereador contribui para que aumente a busca por siglas em situação mais favorável.

Na eleição de vereador não vai ter coligação. “Cada partido vai ter seu time, de forma que muitas lideranças municipais vão procurar o PSB, para disputar a eleição municipal”, considerou.

O presidente do diretório garante que o PSB está disposto a qualquer conversa. “Somos um partido muito aberto a conversar com lideranças de outros partidos que se interessem”.

Estado e país

Dr. Renato Costa também destacou a votação da presidente estadual do PSB, deputada federal eleita Lídice da Mata, que recebeu 1.127 votos em Itabuna e outros em cidades como Ilhéus, Itapitanga, Barra do Rocha e Ubaitaba.

Especificamente sobre Itabuna, ele lembrou a atuação como senadora, através das emendas alocadas. “Inclusive para a Santa Casa de Misericórdia, no orçamento de 2019. Foram emendas expressivas para a aquisição de equipamentos”, assinalou.

Em relação ao governo estadual, lembrou que a legenda está na base do governador Rui Costa e certamente terá uma participação no governo, neste segundo mandato. “Eu não sei qual é o tamanho. No primeiro mandato teve alguns espaços, inclusive a secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, que era Vivaldo Mendonça”, recordou.

Sobre a postura em nível nacional, Dr. Renato explicou que a legenda tenta se alinhar com partidos que tenham semelhança com sua história. “Não fará oposição sistemática nem sectária; não é essa a tradição do PSB. O que for colocado para melhorar o país, a tradição do PSB é apoiar; não faremos oposição ao país. Essa é a lógica”, argumentou.