Quer adotar um gato? Vá à feira em Ilhéus neste sábado


A feira de adoção é promovida pelo Instituto Planeta dos Bichos


Gatos adultos e filhotes estarão disponíveis para adoção em Ilhéus, neste sábado (26), na Praça São João Batista, Pontal. A feira de adoção, promovida pelo Instituto Planeta dos Bichos, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, ocorrerá das 10 às 15 horas. Os interessados devem apresentar RG, CPF, comprovar residência fixa e receber visita da instituição, além de preencher um termo de compromisso.

Conforme informou a presidente da ONG, Maria da Conceição Barbosa (Ceiça), esta feira receberá para doação, apenas três felinos por pessoa. “A iniciativa visa também conscientizar sobre a importância da posse responsável. Caso o pet não seja adquirido, o doador se responsabiliza por levá-lo de volta”, orienta.

Casos de abandono – Ceiça ressalta, ainda que criadores precisam ter a consciência de castrarem seus animais a partir do sexto mês de vida, a fim de evitar o crescimento da população felina. “A castração o animal também é essencial, já que garante a segurança do bichinho e impede crias indesejadas, o que, consequentemente, ajuda a diminuir o número de animais abandonados”.

Por sua vez, a Clínica Casa do Bicho, parceira da ONG vai tirar dúvidas com profissionais veterinários de plantão, além de informações sobre a intoxicação dos animais domésticos e como evitar o contato dos pets com produtos que possam prejudicar sua saúde. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ilhéus abrirá agendamento de castração a partir do dia 5 de fevereiro.

Gesto de amor – Estudos comprovam que brincar e até mesmo conversar com animais pode diminuir estresse, provando que o contato com eles vai muito além da companhia que proporcionam. Deve ser levado em consideração que a vida média de um animal é de 12 anos e que durante este período todos os moradores do lar devem estar cientes e confortáveis com a adoção.

Para quem deseja ter um animal doméstico, adotado ou comprado, é necessário conhecer as normas de posse responsável vigentes na Lei nº 13.426, de 30 de março de 2017. A lei que auxilia na diminuição de abandonos e promove o bem-estar dos bichinhos.

Recentemente, uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que no Brasil há em média mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo cerca de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Os interessados em doar ração ou medicamentos podem entrar em contato através dos números: (73) 99119-2105 ou 99169-3405.