Rastreamento do câncer de mama em Itabuna


Veja cronograma que vai de segunda a sábado


Caminhão do Rastreamento está estacionado no Centro de Cultura Adonias Filho (Foto: Eric Thadeu Nascimento Souza)

O programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), chegou a Itabuna nesta segunda-feira (11). O público-alvo, formado por mulheres de 50 a 69 anos, poderá realizar mamografias, exame que detecta precocemente a doença.
Para ser atendida, deve-se levar documento de identidade, Cartão do SUS e um comprovante de residência. O atendimento começa às 7h e se encerra às 18h, sempre de segunda a sábado, no estacionamento do Centro de Cultura Adonias Filho.
A secretaria municipal de Saúde dá apoio logístico ao programa. Segundo o secretário Deivis de Oliveira Guimarães, trata-se de um exame de fundamental importância. “Quanto mais cedo se souber de quaisquer alterações, melhor. Para que seja detectado precocemente, é preciso que a mulher realize a mamografia. Com o resultado positivo, ela será encaminhada para o tratamento”, explica.

Confira o cronograma para essa semana:

Em Itabuna, os atendimentos acontecerão de maneira programada, levando-se em consideração as áreas da cidade e as unidades de saúde de cada bairro.

Segunda (11) – Os trabalhos serão iniciados pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Alberto Teixeira Barreto (Califórnia) e Unidade de Saúde da Família Corbiniano Freire (Santa Inês), manhã e tarde.

Terça (12) – Moradoras do bairro Santa Inês, pela manhã e ainda, no mesmo turno, as mulheres referenciadas pela USF Raimundo Freire (Bairro Nova Califórnia). À tarde, serão atendidas as mulheres da Vila das Dores e do Alto dos Canecos (USF Dr. João Soares) e ainda do Fátima I (USF Dr. Ricardo Rosas).

Quarta (13) – Moradoras do Fátima II (USF Baldoíno Azevedo), dia todo. Moradoras do Nova Itabuna (UBS Calixto Midlej), dia todo.

Quinta (14) – Moradoras dos distritos de Itamaracá e Mutuns (USF’s Francisco Benício e Ubiratan Moreira), somente pela manhã. Moradoras do bairro Manoel Leão, somente pela manhã. Moradoras do Lomanto (UBS Moise Hage), pela tarde.

Sexta (15) – Moradoras do Jorge Amado (USF Mario Peixoto), Rua de Palha (USF Jorge Amado) e URBIS IV (USF Elson Duarte), dia todo. Moradoras do bairro Zildolândia (UBS Isolina Guimarães), pela tarde.

Sábado (16) – Moradoras do Santo Antônio (UBS Roberto Santos), dia todo.