Reestruturação da Ceplac garante concurso, diz ministro



????????????????????????????????????
A Ceplac, mais uma vez, sediou as comemorações pelo Dia Internacional do Cacau (Fotos: Águido Ferreira)

Ao lembrar que “a Ceplac, apesar de ser um organismo federal de comprovada eficiência na Agricultura brasileira, enfrenta sérias dificuldades financeiras e estruturais”, o ministro interino da Agricultura, Eumar Roberto Novacki, fez questão de destacar os resultados apresentados pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira nos seis Estados de sua área de atuação. A declaração foi feita dia 04, durante as comemorações do Dia internacional do Cacau.

“A Ceplac deve ser e será reestruturada. Suas ações serão dinamizadas, para continuar atendendo com competência e eficiência os cacauicultores brasileiros, em especial aos agricultores da região sul da Bahia. Como está a Ceplac não pode continuar. Ela precisa ter uma estrutura ágil para garantir concursos públicos e mais recursos financeiros. O cacau é a Ceplac e a Ceplac é o órgão da cacauicultura”, disse Eumar Novacki. Ministro interino da Agricultura, Novacki é o Secretário-Executivo do Ministério.

Eumar Novacki reconheceu que a economia cacaueira enfrenta uma serie de problemas conjunturais que dependem apenas da ação do ministro Blairo Maggi ou do Ministério da Agricultura. “A Ceplac e os cacauicultores devem ter a certeza de que nós teremos determinação e muita força de vontade para colocarmos todos os problemas na mesa e discutimos com todo o segmento cacau. O que tiver solução, com certeza, as soluções virão”, garantiu.

Segundo Eumar Novacki, a proposta de Blairo Maggi é reestruturar a Ceplac “levá-la para dentro do Ministério da Agricultura e fazer com que a Ceplac se integre as políticas públicas do ministério. Assim, será possível garantir uma fatia maior do orçamento da pasta para esse que é um dos maiores órgão da agricultura brasileira. Essa crise vai passar e peço aos cacauicultores brasileiros que continuem acreditando no cacau e na Ceplac, porque o Ministério da Agricultura é o maior aliado deles”.

 

Lindoel Farias é o “Cacauicultor do Ano

????????????????????????????????????
O cacauicultor do ano Lindoel Farias (ao centro, representado pelo filho Geraldo) com o ministro Eumar Novacki (à direita)

O agricultor Lindoel Farias foi eleito na manhã deste domingo, dia 04, o “Cacauicultor do Ano de 2016”. O diploma foi entregue no auditório do Centro de Pesquisas do Cacau, durante as comemorações do Dia Internacional do Cacau.

O título é conferido anualmente por uma comissão de técnicos da Ceplac, aos agricultores que mais se destacaram em termos de inovação tecnológica e aplicação das recomendações dos extensionistas do órgão. Lindoel foi representado pelo seu filho, Geraldo Farias.

Durante a solenidade, foram conferidos os título de “Produtor Familiar” a Maria da Conceição Mendes de Jesus, e de destaques “Produtor de Chocolate” a Raimundo Mororó e “Jovem Empreendedor Rural” a Natiele Rodrigues.

 

A dinamização da Ceplac passa pela renovação dos seus quadros, diz Jabes

A Ceplac precisa renovar o seus quadros, realizando concursos públicos para que possa dinamizar suas ações, suas finalidades, afirmou na manhã do último domingo, dia 04, o prefeito de Ilhéus. Jabes Ribeiro participou das comemorações do Dia Internacional do Cacau, que acontecem no auditório do Centro de Pesquisas do Cacau.

“A dinamização das ações da Ceplac passa necessariamente pela valorização do seu quadro de pessoal, seus técnicos, seus pesquisadores e extensionistas. Para continuar prestando um bom serviço à lavoura cacaueira, a Ceplac tem que realização concursos públicos e contratos nossos servidores”, afirmou Jabes.

O evento, que foi aberto pelo diretor geral da Ceplac, Sério Murilo Menezes, contou com a presença do ministro interino da Agricultura, Eumar Novacki; o senador Roberto Muniz, o deputado federal Cacá Leão, os estaduais Eduardo Sales e Rosemberg Pinto.  Lideranças dos agricultores e empresariais também estiveram presentes.

Para o vice-governador da Bahia, João Leão, a Ceplac não pode parar para e não vai parar. “A região depende, em termos econômicos e científicos, deste importante órgão federal. A Ceplac é o coração do sul da Bahia”, destacou.

O secretário do Meio ambiente, Eugênio Spengler, destacou o trabalho da Ceplac na preservação da Mata Atlântica sulbaiana. Já o senador Roberto Muniz afirmou que a Ceplac é muito mais que cacau. “Ela é a âncora do desenvolvimento do sul da Bahia. O trabalho da Ceplac não está restrito ao cacau, vai além da diversificação de cultivos regionais e do desenvolvimento sustentável”, acrescentou.