Santa Casa de Itabuna leva atendimento aos motoristas em ação da Polícia Rodoviária


Programação, realizada em Itabuna, fez parte da Semana Nacional do Trânsito


Com o tema “Nós Somos o Trânsito, a Polícia Rodoviária Federal abriu na manhã desta segunda-feira (17), as programações da 14ª semana Nacional do Trânsito. A ação tem como público-alvo os motoristas de ônibus, caminhões e carretas que passaram no posto da PRF do município de Itabuna das 8 às 12. Vários voluntários participaram e a Santa Casa de Itabuna marcou presença realizando aferição de pressão, teste de índice glicêmico, Cálculo de IMC, além de orientação sobre hipertensão, diabetes e alimentação saudável. Os motoristas contaram ainda com orientação sobre saúde bucal, alerta sobre o trabalho infantil e uso de drogas e puderam atualizar suas vacinas.

A Nutricionista da Santa Casa, Mônica Kumarialertou os motoristas sobre a importância de refeições leves, uma vez que o trabalho ao volante é considerado um trabalho sedentário. Quando se faz uma refeição pesada e vai dirigir, além de todos os fatores de risco que já são potencializados por causa dessa alimentação como aumento do colesterol, propensão ao diabetes e a hipertensão arterial, o corpo tende a ficar mais lento, o motorista de sente mais cansado e sonolento, o que aumenta o risco de acidentes. Por isso, o indicado é que essas refeições sejam fracionadas em pequenas porções e que saladas, frutas, legumes e carnes magras como frango e peixes estejam sempre presente no cardápio”, relatou a nutricionista.

A Enfermeira Priscilla Alonso chamou a atenção para o perigo do excesso de sódio e açúcar. “A hipertensão arterial e a diabetes podem ser controladas com hábitos de vida saudáveis e com a diminuição do consumo de sal e açúcar. Sabemos que na estrada os motoristas acabam fazendo alimentações rápidas e esses alimentos geralmente são ricos em sódio, açucares e gordura o que é um perigo para saúde”, disse Priscilla.

De acordo com o Inspetor Substituto Sinval Souza, a PRF realiza essa ação que tem carácter preventivo para  àqueles que vivem nas estradas. O motorista passa semanas fora de casa e muitas vezes não tem tempo de cuidar da saúde. Através dessas ações podemos ajudá-lo a identificar possíveis problemas como hipertensão, diabetes e orientá-los sobre como se cuidar, mesmo estando a maior parte do tempo nas estradas. O cuidado com o motorista ajuda também a prevenir acidentes”, concluiu o inspetor.