Se não houver acordo nesta quarta, ônibus vão parar em Itabuna



O Sindicato dos Rodoviários tornou público um indicativo de greve a partir de quinta-feira (8) nos ônibus que circulam em Itabuna, caso nenhuma proposta nova seja apresentada pelas empresas do setor. Segundo Arlensen Sousa, presidente da entidade, houve cinco rodadas de negociação, “mas não avançou ao ponto de o trabalhador entender que chegou próximo das reivindicações”.

No último encontro, mediado pelo Ministério Público do Trabalho dia 31 de maio, ficaram estabelecidos os seguintes pleitos: reajuste linear de 5%, o que envolve salário e ticket-alimentação; desconto de 10% no referido ticket (hoje, são 13,5%). Tal proposta foi aceita pelas empresas intermunicipais (Rota, Águia Branca, Itapetinga, Camacan, Transnacional, Sulba e Vix), mas refutada pelas viações urbanas (São Miguel e Sorriso).

Diante do impasse com as empresas locais, Sousa é taxativo ao informar a decisão da categoria: “Se nesta quarta não fechar [acordo], quinta já amanhece parado”.

NOTA DE ESCLARECIMENTO
As empresas de transporte coletivo urbano de Itabuna vem a publico informar que foram surpreendidas – assim como a população, nesta manhã do dia 06/06/2017, com a paralisação temporária de seus serviços. Cumpre esclarecer que não houve informação prévia do Sindicato da categoria, conforme determina a legislação. A AETU informa que as negociações estão em curso e que as empresas estão abertas ao diálogo diante das reivindicações apresentadas, buscando resguardar o direito do cidadão à continuidade do transporte público.