Sebrae discute fortalecimento dos pequenos negócios num encontro com lideranças


Empresas e instituições compareceram para compartilhar ideias


Claudiana Figueiredo, gerente regional do Sebrae em Ilhéus (Foto: Mauricio Maron)

Por Viviane Cabral

O Sebrae em Itabuna promoveu um encontro com lideranças ontem (31), para ouvir as ideias e proposições que poderão ser desenvolvidas em conjunto com a Unidade Regional ao longo de 2019. Outra ação como essa acontece na próxima quarta-feira, 6 de fevereiro, às 8h30min, no auditório do Sebrae, em Ilhéus.

A iniciativa, de acordo com a gerente regional, Claudiana Figueiredo, contempla empresas e instituições parceiras que trabalham com o desenvolvimento dos pequenos negócios.

“Estamos fazendo essa escuta mais profunda e ativa de todos os parceiros que têm vínculo com o fortalecimento dos pequenos negócios para entender quais são os gargalos, as dificuldades que eles identificam nas empresas e entidades, para que possamos complementar essas ações, dando sustentabilidade a esses negócios, em capacitações, na busca ao crédito e em todas as outras questões com o fortalecimento dos negócios”, afirma.

Fomento ao empreendedorismo

Claudiana reforça, ainda, que a participação dos atores locais no desenvolvimento de ações do Sebrae tem um papel fundamental na missão da instituição, que é fortalecer e desenvolver os pequenos negócios de forma sustentável, além de fomentar o empreendedorismo. A ideia é construir um projeto de fortalecimento da região a partir das contribuições que possam gerar impacto efetivo nas ações empreendedoras.

Entre as propostas, o coordenador executivo da Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc), Luciano Veiga, falou da economia dos pequenos negócios. Ele reforça que é de fundamental importância realizar um “diagnóstico da economia local, visando levantar as melhores práticas nos municípios, além de fomentar o desenvolvimento de políticas públicas de desburocratização e compras públicas”.

 Crédito

Outro assunto bastante debatido por representantes da Caixa Econômica Federal foi a necessidade de investir em ações de orientação, para a obtenção de crédito nas instituições financeiras.

O superintendente do banco, Marcus Vinícius Nascimento, explicou que os Microempreendedores Individuais (MEI) buscam, cada vez mais, captar crédito para investir em seus negócios. Mas, segundo ele, essa necessidade precisa estar alinhada às premissas essenciais de gestão.

Visando alinhar as necessidades, a gerente do Sebrae destacou que a instituição continuará investindo na transformação digital dos pequenos negócios, combinando ações voltadas para o meio físico.

“Continuaremos trabalhando com a orientação para o crédito, acreditando que a economia vai dar um ‘salto’, e trabalhando também com consultorias mais customizadas, indo nas necessidades dos segmentos”, conclui Claudiana.

O encontro reuniu, também, representantes da Associação das Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia (Ampesba), do Fórum Empresarial da Bahia e da Associação das Pequenas e Microempresas de Itabuna (Apemi).