Saúde Sesab não confirma caso de varíola dos macacos em Ilhéus


Os casos suspeitos de varíola dos macacos em Ilhéus estão sob investigação


Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou na tarde desta terça-feira (26) que os casos suspeitos de varíola dos macacos em Ilhéus estão sob investigação. O órgão ressaltou que após revisão dos laudos laboratoriais, constatou que todos os casos registrados no estado são de residentes em Salvador, excluindo assim, a confirmação inicial do caso no município de Ilhéus.

A Bahia permanece com cinco casos confirmados de Monkeypox, conforme dados atualizados até às 15 horas desta terça-feira. No total, 38 casos suspeitos aguardam diagnóstico laboratorial.

Os casos em investigação são dos municípios de Barra (01), Ibicaraí (02), Ilhéus (02), Laje (01), Lauro de Freitas (01), Mutuípe (03), Porto Seguro (01), Salvador (18), Santa Cruz Cabrália (01), Santo Antônio de Jesus (03), São Gonçalo dos Campos (01), São Miguel das Matas (01) e Vitória da Conquista (03).

Monkeypox é uma zoonose viral, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.

A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.