Secretário comenta polêmica com agentes e avalia novidades na pasta do trânsito


Remuneração de profissionais da Sesttran fomentou desentendimentos que foram parar na Justiça


O Tenente Coronel Valcir Serpa elenca fatores em que aposta à frente da Sesttran (Fotos: Celina Santos)

 A presença de vários profissionais da Sesttran (Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito) em Itabuna nos eventos públicos nesta Semana Nacional do setor. Eis o que levou a rápida conversa do Diário Bahia com o recém-empossado secretário, o Tenente Coronel Valci Góes Serpa. Como está a relação entre o titular da pasta e os agentes? – indagamos.

“Enviamos 20 projetos de intervenção; um deles é a valorização profissional. Nela tem o projeto ‘Sesttran escuta’, onde vamos escutar o nosso cidadão servidor. Já abrimos esse leque, com comissões para o segmento guardas municipais de trânsito. Hoje, graças a Deus, a secretaria está mais unida, amiga … Os guardas municipais com os agentes de transporte estão unidos junto ao secretário, participando de nossas campanhas educativas, vieram prestigiar de forma voluntária. A humanização, valorização, também é importante direitos e deveres, pra que tenhamos uma pasta segura, de pessoas com um só propósito: preservar a vida”, elaborou o militar/secretário.

Também abordamos sobre os cortes no adicional por produtividade, alvo de inúmeras queixas dos agentes e que chegou até a esfera judicial. A última determinação tornada pública, inclusive, previa que os valores, previstos em lei, não mais deixassem de ser pagos. Essa questão já está resolvida? – perguntamos a Serpa.

“Já, já! As demandas que foram colocadas num bate-papo com os agentes de trânsito foram sanadas. O prefeito definiu dez mil pontos para cada servidor no máximo; dentro do que foi orientado pelo procurador do município, as questões foram regularizadas. Não há mais nenhuma pendência, nenhuma reclamação, pode conversar com qualquer agente”, completou ele, sobre um dos assuntos mais polêmicos na Sesttran.

Equipe foi ao centro de Itabuna na abertura da Semana Nacional do Trânsito

Acidentes em Itabuna

O secretário Valcir Serpa chamou a atenção para a diminuição de 11,51% no número de acidentes dentro da cidade – o que equivale a 111 ocorrências a menos. “Isso é um esforço concentrado não só da Sesttran, mas também da Ciretran, da Operação Paz no Trânsito, de Salvador, que vem aqui organizar; tem o número de pessoas alcoolizadas conduzindo veículos, um dos fatores por que acontecem os acidentes. Então, acreditamos nesse serviço educativo feito durante uma semana. Que possa conscientizar todos os condutores em Itabuna e região”, frisou, mencionando a Semana Nacional do Trânsito, encerrada dia 25 de setembro.