Socorro do Estado garante partos e atendimento pediátrico em Itabuna


Providências foram tomadas pelo governo estadual num dos setores de maior crise na cidade


 

 Partos e atendimento ginecológico acontecerão no Hospital Manoel Novaes

A partir desta segunda-feira (14), o atendimento pediátrico em Itabuna será realizado na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento), situada no bairro Monte Cristo, que receberá novos profissionais e equipamentos. Já a Maternidade Ester Gomes, atenderá apenas até domingo (13). É o que ficou decidido em reunião realizada na Sesab (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia), em Salvador, na última terça-feira (8).

O encontro, com a presença do secretário estadual da pasta, Fábio Vilas-Bôas; o secretário municipal, Uildson Nascimento; e a direção da maternidade, também definiu como se dará o acesso de pacientes ao Hospital Manoel Novaes, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. A unidade voltará a realizar todos os partos pelo SUS, além de acolher as pacientes que procurarem serviço ginecológico.

Outra decisão anunciada na reunião é que as unidades de saúde José Edites, no São Caetano, e Calixto Midlej, no Nova Itabuna, passarão a contar com atendimento pediátrico para pacientes que precisem de medidas mais simples, a exemplo de uma nebulização. O funcionamento será das 7 às 19 horas.

Ainda não foi divulgado como se dará a chegada de pacientes de outros municípios, uma vez que Itabuna é porta de entrada para várias partes da região.

A UPA do Monte Cristo deverá ter equipe de médicos ampliada para comportar os atendimentos