Teatro Popular de Ilhéus oferece curso de teatro e canto


Programação é voltada para crianças e adolescentes


O Curso de Teatro e Canto do Teatro Popular de Ilhéus, ministrado por Tânia Barbosa (diretora teatral) e Antônio Melo (regente musical), tem o objetivo de ensinar a criança a se expressar e se desenvolver através da arte de forma divertida e construtiva. A partir de várias atividades, entre elas as práticas dramáticas, jogos teatrais, exercícios vocais e práticas musicais em grupo, vamos desenvolver e estimular as capacidades de expressão, socialização, espontaneidade, imaginação, observação e percepção.

A prática do teatro na infância é ideal para ajudar a criança a desenvolver a expressão verbal e corporal. Ela e também contribui para o desenvolvimento mental e emocional, estimula a memória, a atenção e a concentração, melhora a dicção e a coordenação motora, melhora a autoestima e combate a timidez, ensina a criança a relacionar-se melhor e a trabalhar em grupo, reforça o interesse pela leitura e literatura, ajuda a criança a controlar suas emoções e estimula a capacidade criativa.

A iniciação musical feita desde criança também traz diversos benefícios de ordens física, mental e emocional. Além da aquisição de uma nova habilidade lúdica, os benefícios da prática do canto incluem melhoria da respiração e da dicção, estimula habilidades mentais como memória e raciocínio lógico, colabora na socialização e desenvolvimento de disciplina e concentração e ajuda na diminuição da ansiedade e do stress.

As aulas do Curso de Teatro e Canto do TPI acontecerão durante um período de cinco meses a partir do dia 11 de março, às segundas e terças-feiras, sempre das 16:00 às 17:30 horas, no Teatro Popular de Ilhéus. O público-alvo são crianças e adolescentes de 8 a 14 anos que tenham interesse na prática do teatro e do canto. Serão apenas 20 vagas, e o investimento no curso é de R$ 120,00 mensais, que podem ainda ser pagas em uma única parcela com 10% de desconto. Haverá ainda matrícula social de 20% das vagas com bolsa integral destinadas a crianças matriculadas na rede pública de ensino e cujo responsável seja portador de CadÚnico atualizado. As inscrições estão abertas até o dia 08 de março, diretamente no Teatro Popular de Ilhéus, de segunda a sexta, das 14 às 18 horas. É necessário xerox do RG da criança e do RG do responsável.

O Teatro Popular de Ilhéus é uma instituição cultural mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais – uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, mecanismo que custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada.