TPIFLIX exibe “IntimIDADES” e “Teodorico” neste final de semana


Apresentação gratuita dos espetáculos, sempre premiados, do TPI


Teodorico segue arrancando gargalhadas e reflexão

Com uma programação rica para o mês de Outubro, o Teatro Popular de Ilhéus exibe dois espetáculos neste final de semana de forma totalmente gratuita no TPIFLIX, o seu canal no Youtube. O grupo ainda não possui programação presencial – tanto em razão da pandemia quanto por conta de sua nova sede ainda estar em processo de reforma. Enquanto isso, o público pode continuar acompanhando a programação vigente, e ainda acessar gravações de espetáculos, documentários, debates e tantas obras opções disponíveis em seu repertório virtual.Nesta sexta (15), às 19 horas, será exibido o espetáculo “IntimIDADES: três mulheres, o tempo, o corpo, o sonho”. A montagem é uma performance audiovisual do Teatro Popular de Ilhéus que faz uma viagem na memória das três atrizes/personagens, sua relação com o corpo que se transforma no tempo, as lutas diárias contra o patriarcado e os seus sonhos. A performance busca refletir sobre os conflitos que o tempo nos impõe, abrindo uma janela num diálogo entre passado, presente e futuro. Com Tânia Barbosa, Iara Colina e Mãe Ilza Mukalê, o espetáculo tem dramaturgia coletiva, encenação de Romualdo Lisboa, músicas de Eloah Monteiro e letras de Romualdo Lisboa com arranjos de Pablo Lisboa.

Já neste sábado, dia 16, também às 19 horas, acontece a transmissão do espetáculo “Teodorico Majestade: a última Live de um Prefeito”. Nesta versão online, o Teatro Popular de Ilhéus tenta contaminar o audiovisual com teatro, e o elenco do espetáculo abre suas casas para receber o público. “Teodorico Majestade: a última live de um prefeito” é o espetáculo do Teatro Popular de Ilhéus que está em cartaz desde 2006. Teodorico, Prefeito de Ilha bela, está prestes a perder seu mandato depois que uma onda de denúncias de corrupção tomou conta dos noticiários. Até um grupo de teatro resolveu fazer um espetáculo sobre ele. Agora, está acuado, pressionado a assinar seu pedido de renúncia. Com Ely Izidro, Tânia Barbosa, Takaro Vítor, Cabeça Isidoro e Aldenor Garcia. Texto e direção de Romualdo Lisboa. Direção musical e composições de Cabeça Isidoro. Preparação de elenco de Luis Alonso-Aude.

Improviso, oxente!

Os espetáculos “IntimIDADES” e “Teodorico Majestade” terão sessões toda sexta e sábado do mês, respectivamente. Além disso, nos dias 25 a 28 de outubro o Teatro Popular de Ilhéus realiza mais uma edição do quadro “Improviso, oxente!” O projeto de debates do Teatro Popular de Ilhéus tem o objetivo de buscar conteúdo, compartilhando com o público, para a montagem de “Sonho de uma Noite de Verão”, que foi interrompida em março de 2020, em função da pandemia. O tema desta edição é “O Exercício da Cidadania”, e receberá quatro convidados muito especiais discutindo ao vivo o exercício da cidadania em algumas frentes vitais para a retomada das atividades neste cenário de pandemia.

No dia 25, segunda-feira, Rui Rocha debate o tema “Cidadania e a luta pela preservação do meio ambiente”. Na terça, dia 26, Bebeto Galvão fala sobre “Cidadania e a luta por direitos trabalhistas, emprego e renda”. Já na quarta, dia 27, Iara Colina traz uma conversa sobre “Cidadania e a luta por equidade de gênero”. E fechando a programação, na quinta-feira, dia 28, Bernadete Souza reflete sobre “Cidadania e a luta pela terra”.
Que tal um pouco de IntimIDADES?

Às crianças

E pra criançada que perdeu as duas transmissões destinadas à comemoração do Dia das Crianças, ainda é possível assistir às gravações que permanecem no canal do TPI. No dia 12 aconteceu o recital “Poemas para crianças”, com a atriz e diretora Tânia Barbosa declamando poesias escritas especialmente para as crianças. foram textos de Ruth Rocha, Cecília Meireles, Rosana Rios, Pablo Neruda, Vinícius de Morais, José Paulo Paes e outros autores incríveis. No dia seguinte, 13 de outubro, foi ao ar um especial do quadro “Recontando Histórias Populares”, com as histórias “A casa, a Onça e a Coelha” e “Flok, o cachorrinho brigão”, nos quais Tânia Barbosa, usando recursos de filtros e animação, reconta com um novo olhar as histórias que encantaram gerações, abrindo espaço para a diversidade. Ambos os vídeos permanecem disponíveis para o público.

Para acompanhar a programação virtual do TPIFLIX, o canal do Teatro Popular de Ilhéus no Youtube, basta acessar o link youtube.com/teatropopulardeilheus, ou procurar pelo “TPIFLIX – o canal do Teatro Popular de Ilhéus” no aplicativo do Youtube.

A manutenção do Teatro Popular de Ilhéus é parcialmente financiada pelo Programa de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais do Fundo de Cultura da Bahia, através da Secretaria de Cultura do Estado, Secretaria da Fazenda, Governo do Estado da Bahia. Para sua atual instalação o grupo conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhéus através da Secretaria Especial da Cultura.